Creches darão prioridade a famílias cadastradas no Cadastro Único, determina Comissão de Direitos Humanos.

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (16) um projeto de lei que visa priorizar a oferta de vagas em creches para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). De autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), o Projeto de Lei (PL) 729/2022 recebeu um relatório favorável da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e agora seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

De acordo com o projeto, que propõe alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é objetivo tornar nacional algumas políticas públicas que já têm obtido sucesso no país ou no cenário internacional. Dessa forma, o foco será investir em recursos educacionais e no desenvolvimento de crianças provenientes de famílias desfavorecidas.

Rogério Carvalho argumenta que programas de intervenção na primeira infância, quando bem estruturados, geram resultados ao longo de toda a vida, trazendo reflexos positivos para a sociedade, como aumento da renda, maior probabilidade de obtenção e manutenção de emprego, redução da gravidez na adolescência e diminuição da criminalidade.

Além disso, o projeto também prevê a criação de uma plataforma online para divulgar boas práticas na educação, o envolvimento ativo da família nos programas, o monitoramento contínuo e periódico do progresso dos alunos, requisitos para o ingresso na carreira docente e componentes obrigatórios para a educação infantil.

Dentro das atribuições dos municípios, a proposta propõe o desenvolvimento de programas que melhorem a qualidade das interações entre pais e filhos, com foco na redução dos conflitos familiares e na realização de atividades de engajamento e alfabetização familiar.

Em relação ao rendimento escolar, haverá um monitoramento contínuo e periódico do progresso da aprendizagem da leitura e escrita em língua portuguesa, levando em consideração as particularidades de cada caso. Além disso, a proposta inclui na LDB componentes para a educação infantil, como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e físicas e o ensino progressivo do raciocínio numérico.

Por fim, o projeto busca melhorar a qualificação dos professores, estabelecendo a nota mínima em um exame nacional como pré-requisito para ingresso em cursos de graduação para formação docente. A proposta também permite que os entes federativos reconheçam a certificação em cursos sobre abordagens educacionais como requisito para ingresso na carreira docente.

Na aprovação do relatório de Damares, foram acrescentadas cinco emendas de redação. Uma delas se refere à priorização de famílias em situação de vulnerabilidade social na oferta de vagas em creches, levando em consideração estatísticas e indicadores demográficos e socioeconômicos locais. A relatora ressalta que a realidade socioeconômica das regiões onde as creches estão localizadas varia significativamente, e a prioridade não deve ser atribuída apenas aos locais onde há creches públicas, mas também às famílias inscritas no CadÚnico.

O projeto seguirá agora para a Comissão de Assuntos Econômicos, onde será discutido e poderá sofrer novas alterações antes de ser encaminhado para votação no plenário.

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