CPI ouve depoimentos de diretor da ANM e geólogo sobre danos em Maceió causados pela Braskem nesta quarta-feira.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os danos causados pela mineradora Braskem em Maceió terá mais um dia de depoimentos nesta quarta-feira, 06. O destaque do dia será o depoimento de Mauro Henrique Moreira Sousa, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), convocado a pedido do senador alagoano Rodrigo Cunha.

Além de Sousa, a CPI também ouvirá Thales Sampaio, geólogo e servidor aposentado da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que foi o primeiro a relacionar os eventos em Maceió à Braskem. Segundo o senador Rodrigo Cunha, Sampaio passou meses morando na cidade, reuniu tecnologia mundial e elaborou um laudo técnico detalhando o que estava ocorrendo.

Na terça-feira, a CPI ouviu Abel Galindo Marques, engenheiro civil e professor aposentado da Ufal, conhecido por alertas sobre possíveis desabamentos nas minas da Braskem em Maceió. Também prestaram depoimento José Geraldo Marques, doutor em ecologia e vítima da evacuação dos bairros afetados, e Natallya de Almeida Levino, engenheira responsável por pesquisas sobre a subsidência em Maceió.

A CPI, presidida pelo senador Omar Aziz e instaurada a partir de requerimento de Renan Calheiros, tem como objetivo investigar os impactos jurídicos e socioambientais da Braskem no afundamento do solo em Maceió. O prazo para conclusão dos trabalhos é até 22 de maio, com um orçamento limitado a R$ 120 mil e a comissão é composta por 11 membros titulares e 7 suplentes.

Os moradores dos bairros do Pinheiro, Farol, Bebedouro, Bom Parto e Mutange foram recomendados a deixar suas casas após o registro do primeiro tremor em 2018. Em julho de 2023, a Braskem firmou um acordo com a prefeitura de Maceió no valor de R$ 1,7 bilhão para indenizar os danos causados e realocar a população afetada. No entanto, novos abalos foram registrados na cidade após a assinatura do acordo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo