CPI das ONGs convoca procuradora-geral da República interina para receber denúncias de abuso de poder no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

A CPI das ONGs realizou uma sessão extraordinária nesta quarta-feira (25) com o objetivo de aprovar um requerimento para convidar a procuradora-geral da República interina, Elizeta de Paiva Ramos, a comparecer à comissão. O convite tem como finalidade entregar à procuradora uma representação contendo denúncias de abuso de poder, maus tratos, agressões e truculência por parte dos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) contra os moradores da reserva Chico Mendes, localizada no estado do Acre.

De acordo com o senador Plínio Valério (PSDB-AM), presidente da Comissão, a visita da procuradora à CPI será rápida, civilizada e cordial, com o intuito de entregar as graves denúncias recebidas dos moradores, pequenos agricultores e políticos locais durante a visita realizada à reserva extrativista Chico Mendes na última semana.

A CPI das ONGs tem como objetivo investigar possíveis irregularidades e desvios de recursos que possam ter ocorrido no âmbito das organizações não governamentais. Neste caso específico, a comissão recebeu denúncias de abusos cometidos pelos agentes do ICMBio contra os moradores da reserva Chico Mendes, o que levou os membros da CPI a convocarem a procuradora-geral da República interina para informá-la sobre os fatos e solicitar providências.

É importante destacar que a reserva Chico Mendes é uma área de proteção ambiental de grande importância para a preservação da biodiversidade e a garantia dos direitos dos povos tradicionais que vivem na região. Portanto, é fundamental que quaisquer denúncias de abusos e violações de direitos sejam devidamente apuradas e que as medidas necessárias sejam tomadas para garantir a integridade e a segurança dos moradores.

A visita da procuradora-geral da República interina à CPI das ONGs será uma oportunidade para que ela tome conhecimento das denúncias e avalie a necessidade de instaurar investigações para apurar os fatos relatados. A expectativa é de que a procuradora possa contribuir no sentido de promover a justiça e buscar soluções para os problemas enfrentados pelos moradores da reserva Chico Mendes.

A CPI das ONGs tem se mostrado comprometida em realizar um trabalho sério e transparente na investigação das possíveis irregularidades, visando garantir a aplicação correta dos recursos destinados às organizações não governamentais e a preservação do interesse público. A presença da procuradora-geral da República interina na comissão é mais um passo importante para o esclarecimento dos fatos e a busca pela verdade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo