Cosems-AL propõe realização do Congresso Estadual em Piranhas

O presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque apresentou hoje ao prefeito de Piranhas Tiago Freitas uma proposta para realizar naquele município o VII  Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas. O evento deve ocorrer em abril de 2023 com expectativa de atrair 1.200 participantes.
O gestor municipal acolheu a proposta por entender que se trata de uma oportunidade para fortalecer o SUS e valorizar o trabalho desenvolvido pelos gestores e técnicos municipais. A escolha da segunda macrorregião tem o  objetivo de propor eventos que contemplem todo o estado. Na ocasião, foi discutida a logística necessária para a realização do Congresso, desde as temáticas que serão debatidas sobre saúde pública à exploração cultural e gastronômica de Piranhas.
Rodrigo externou a possibilidade de, junto ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), trazer também representantes do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), garantindo a presença de pelo menos três  membros por Estado.
 O prefeito de Piranhas foi receptivo à ideia, uma vez que vai fomentar o turismo e a geração de emprego e renda daquela região.
Segundo o presidente do Cosems-AL, no Congresso serão discutidos tópicos como Atenção Primária, Vigilância em Saúde, Financiamento do SUS; adequações do SUS com o período pós pandemia, dentre outros assuntos de igual relevância. “Serão momentos ricos que reunirão profissionais e especialistas do SUS de vários Estado para discutir no Sertão propostas de saúde pública de qualidade e humanizada”.
A secretária executiva Kátia Betina,  o coordenador de Apoio Técnico, Joelson Lisboa, a consultora técnica Edijária Camilo e a apoiadora regional, Mirna Vaz, também participaram da reunião, que contou com a presença de diretores do Cosems-AL Haragonês Cavalcante (gestor da Saúde de Olho D Água do Casado), Josivaldo Nascimento (de Monteirópolis), secretário de Dois Riachos, Rogério Ferro, dentre outros técnicos do município.
ASCOM COSEMS

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo