Corujão da Saúde amplia acesso aos serviços médicos em Maceió com mais de 200 mil atendimentos realizados.

A gestão do prefeito JHC em Maceió tem implementado uma série de ações para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Uma dessas iniciativas é o programa Corujão da Saúde, que já alcançou um total impressionante de 216.133 atendimentos, em 22 unidades de saúde na cidade.

O principal objetivo do Corujão da Saúde é ampliar a oferta de atendimentos médicos e serviços do município, tornando mais acessível o cuidado da saúde para aqueles que não conseguem visitar os postos durante o dia. Além do horário normal de funcionamento, as unidades participantes do programa agora oferecem atendimento estendido das 17h às 21h, o que beneficia aqueles que precisam de cuidados de saúde no período noturno.

Este programa inovador da gestão municipal oferece uma ampla gama de serviços de saúde para a população, incluindo atendimentos clínicos, ginecológicos e odontológicos, consultas de enfermagem, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, gravidez, puericultura, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação.

Um exemplo real do impacto do Corujão da Saúde é a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, localizada no Conjunto Eustáquio Gomes. A diretora da unidade, Michelle Gama, destacou a importância do programa para a saúde pública da capital, afirmando que a iniciativa trouxe um grande avanço.

Outro testemunho vem de Dona Maria Luciane de Amorim, usuária da UBS Tereza Barbosa. Ela elogiou o serviço, destacando que o Corujão da Saúde oportunizou um acesso mais descomplicado aos serviços de saúde. “Nesses 42 anos que moro aqui no Eustáquio, eu nunca vi essa acessibilidade tão grande nos serviços de saúde como temos agora”, enfatizou.

O programa Corujão da Saúde, implantado em 2021, visa atender o público trabalhador que não consegue comparecer aos postos de saúde durante o horário comercial. Com demanda espontânea para facilitar o acesso, usuários cadastrados e a comunidade em geral podem receber atendimento, bastando ir ao local munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS. São disponibilizadas 20 vagas por dia, sendo quatro para emergência, para consultas médicas e de enfermagem em cada uma das 22 unidades contempladas com o programa.

As unidades que contam com o Corujão da Saúde são: UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica), UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes), UBS José Tenório (Serraria), UBS Durval Cortez (Prado), UBS Pitanguinha, UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), UBS Antônio de Pádua (Petrópolis), UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia), UBS Djalma Loureiro (Clima Bom), UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes), USF Jorge David Nasser (Ipioca), USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce), UBS Jardim São Francisco (Levada), UBS Felício Napoleão (Jacintinho), US Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos), URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia), UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro), USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins), UBS José de Araújo Silva (Jacintinho), UBS Hélvio Auto (Trapiche da Barra), e UBS Roland Simon (Vergel).

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo