Cortejo Xangô Rezado Alto celebra nesta quinta a diversidade religiosa

Evento acontece no calçadão da Rua do Comércio, no Centro de Maceió. Atividade conta com a presença de diversos religiosos de matriz africana.

Religiosos do candomblé e umbanda se vestem de branco nesta quinta-feira (2) no calçadão da Rua do Comércio, no centro de Maceió, para lutar contra a intolerância religiosa no evento Xangô Rezado Alto. A concentração acontece às 14h na praça Dom Pedro II.

A Fundação Cultural Cidade de Maceió divide a produção do evento com a Articulação da Matriz Africada de Alagoas, grupo composto por religiosos, artistas e produtores culturais.

O Xangô Rezado Alto reverência às vítimas de opressão religiosa e pretende dinamizar o enfrentamento ao racismo, machismo e outras formas de discriminação social.

O cortejo tem previsão de saída às 15h pela Rua do Comércio e conta com a participação dos grupos Maracatodos, AfroCaeté, Yá Capoeira, Baque Alagoano, Afro Afoxé, Afro Mandela e Afo Juba.

A manifestação segue até a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde faz uma parada. Depois segue pela Rua do Sol, fazendo uma segunda parada no Instituto Histórico de Alagoas, onde se encontram peças e artefatos dos terreiros invadidos e quebrados em 1912.

O cortejo se encerra na Praça dos Martírios, com uma solenidade oficial em memória das vítimas de intolerância religiosa em Alagoas e uma mostra cultural do grupo Ilés Axé com os grupos Ofa Omim, Maracatu Raízes da Tradição, Povo de Exu, Afoxé Odoya e  Orquestra de Tambores.

Serviço
Xangô Rezado Alto 2017
Giro de Folguedos da Matriz Africana/ Cortejo/ Apresentações Artísticas
Data: 2 de Fevereiro
Horário:14h
Local: Centro de Maceió
Informações: (82) 99632-6584

g1

02/02/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo