Corregedor-nacional de Justiça visitará órgãos envolvidos no caso Braskem em Maceió a partir da próxima semana.

O corregedor-nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, está prestes a iniciar uma série de visitas aos órgãos públicos envolvidos no caso Braskem. A partir da próxima semana, entre os dias 17 e 20 de janeiro, Salomão irá acompanhar presencialmente a Correição Extraordinária realizada pelo Conselho Nacional de Justiça em diversos órgãos de Maceió relacionados ao afundamento de bairros da capital alagoana devido às décadas de extração de sal-gema pela Braskem.

Segundo informações obtidas pela revista Carta Capital, a ação faz parte de um procedimento interno do CNJ, cuja atribuição é punir internamente possíveis infrações disciplinares de servidores e pessoas sujeitas às normas da administração pública. Vale ressaltar que esse tipo de processo pode ser realizado a qualquer momento pela Corregedoria do órgão.

Dentre os órgãos que serão visitados estão a Prefeitura de Maceió, o Tribunal Regional do Trabalho, a Vara Federal de Maceió e a Assembleia Legislativa de Alagoas. Além disso, o caso também envolve diretamente os Ministérios Públicos Federal e Estadual, além de vários órgãos do governo do Estado e governo federal, que participaram da elaboração de acordos judiciais e extrajudiciais relacionados ao caso.

A presença de Salomão nesse processo é de extrema importância, pois demonstra a atenção e a fiscalização direta do CNJ em relação às medidas e decisões tomadas por tais órgãos no desenrolar do caso Braskem. A extração de sal-gema pela empresa ao longo dos anos causou danos significativos à cidade de Maceió, afetando diretamente a vida de milhares de pessoas.

A Correição Extraordinária que será realizada pelo CNJ representa, portanto, um passo importante na busca por responsabilização e reparação dos danos causados, bem como na garantia de que os órgãos envolvidos atuem de acordo com as normas e procedimentos legais estabelecidos. A sociedade espera que essa atuação do corregedor-nacional de Justiça possa contribuir para a efetiva resolução desse grave problema, visando a proteção dos direitos dos cidadãos afetados.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo