Conquistas de estudantes são comemoradas pelo Campus de Engenharias e Ciências Agrárias

A comunidade acadêmica do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), celebra as conquistas de cada estudante como um feito coletivo, e certamente podem ser considerados assim, já que são indicadores da qualidade dos cursos oferecidos.

Recentemente, duas estudantes foram aprovadas na seleção de estágio de uma empresa de Geossistemas, que é a principal empresa do mundo em desenvolvimento de software para Geomática, com início previsto para 1º de fevereiro deste ano; e um estudante foi aprovado em dois mestrados do disputado programa de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para o ano letivo de 2022.

As estudantes aprovadas no estágio são Verônica Amaral Gurgel e Sara Muller Costa de Oliveira Sabino, do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. A empresa americana Environmental Systems Research Institute (ESRI), onde elas vão estagiar, pertence ao Grupo Imagem, que reúne investimentos em tecnologias para mapeamento e análise, aplicações para o desenvolvimento sustentável, monitoramento e rastreabilidade de produtos do agronegócio, plataformas para planejamento virtual e ocupação do solo, entre outras ações.

Os professores que intermediaram a seleção das alunas foram Arthur Costa Falcão Tavares, coordenador de estágio, e Wedja Oliveira, ex-professora substituta. As estudantes enfrentaram uma seleção rigorosa. Foram mais de mil inscritos em todo o país. Elas ficaram entre os 35 selecionados. “Os resultados obtidos por essas estudantes indicam o potencial de atuação dos alunos do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica no mercado de trabalho. Atualmente, quase 90% dos alunos a partir do 4º período estão estagiando, tanto em instituições públicas quanto privadas, e recebendo bolsas”, destaca Arthur.

O estágio, além de possibilitar uma imersão e muita experiência em projetos para a iniciativa pública e privada, também oferece vantagens como plano de saúde, auxílio para o home office, bolsa, vales de alimentação e transporte, um horário flexível, trabalho híbrido e acompanhamento de um mentor para a aprendizagem profissional. As estudantes consideram essa oportunidade como uma grande etapa na trajetória acadêmica e profissional delas.

Sara ressalta todas as descobertas, desde que foi aprovada para o curso. “O que era a Sara há quatro anos? Entrei no curso de Engenharia de Agrimensura, sabendo pouco do que a graduação iria me proporcionar. Logo no começo do curso ainda não me encontrava. Ao passar dos períodos, essa Engenharia me mostrou seu grande leque de possibilidades e hoje uma das oportunidades que qualquer um sonharia de ter, está acontecendo comigo”, comemora a estudante.

Verônica também está empolgada com todo o aprendizado que tem pela frente. “Saber que estarei envolvida diretamente com o funcionamento e evolução destas ferramentas de análise territorial é muito empolgante, será uma experiência ímpar! A expectativa é adquirir o máximo de aprendizado e experiência e ter a oportunidade de abrir portas para a obtenção, divulgação e utilização das ferramentas de sistemas de informações geográficas no nosso curso, assim como outros cursos do Ceca e da Ufal auxiliando diversos projetos de pesquisa”, projeta a estudante.

As duas afirmam que, para enfrentar o rigoroso processo de seleção, o apoio dos professores foi fundamental. “Sou muito grata ao coordenador de estágio, professor Arthur Tavares, pois sem suas informações e apoio constantes aos alunos esta oportunidade não seria possível”, agradece Verônica. “Sou grata aos tutores que me auxiliaram durante todo esse processo, professora Wedja Oliveira, que sempre me foi solícita em minhas dúvidas e ao professor Arthur, obrigada”, completa Sara.

Sobre o mestrado no Inpe

O estudante aprovado para os mestrados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é o João Pedro dos Santos Verçosa, do curso de Agronomia. No currículo acadêmico dele pesou a atuação em pesquisas, como participação em três edições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e duas edições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), todos orientados pelo professor Arthur Tavares.

João Pedro publicou artigo científico em periódico classificado como de excelência internacional (A2), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudante também colaborou no desenvolvimento e registro de software referente a Inteligência Artificial aplicada ao manejo agrícola. Ele participou dos grupos de Pesquisa: Coletivo para Aperfeiçoamento de Dados Espaciais e Humanos (Cadeh) e do Laboratório de Análise Espacial e Ambiental (Lanesa).

Segundo o professor Arthur Tavares, essa atuação do estudante em grupos de pesquisa foram decisivas para alcançar a aprovação nas seleções do Inpe. “Acredito que o resultado obtido pelo João Pedro reflete a importância dos programas de Pibic e Pititi na Ufal, além do forte engajamento dos alunos de Agronomia com atividades de pesquisa.

O estudante também reconhece essa importância da pesquisa na formação acadêmica. “A qualidade do curso do Ceca foi determinante, incluindo os laboratórios de pesquisa e todos os professores do curso de Agronomia que me incentivaram a sempre dar o melhor de mim. Dedico essa minha aprovação à Deus, aos meus pais e ao meu orientador, professor Arthur Tavares, que sempre me apoiaram e acreditaram no meu potencial desde o primeiro período”, celebra o estudante.

Os mestrados para os quais o estudante foi aprovado são do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto (PGSER), com nota 7 da Capes; e do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (CAP), com nota 5. Esse último foi o escolhido por João Pedro, que vai receber bolsa de dois anos. As linhas de pesquisa são Modelagem Computacional e Tecnologia da Informação

O Inpe se dedica à pesquisa e exploração espacial, desde 1961. Com instalações em 12 cidades, desenvolve estudos, pesquisas científicas, tecnológicas e capacitação de recursos humanos, nos campos da Ciência Espacial e da Atmosfera, da Meteorologia e da Engenharia e Tecnologia Espacial. “Eu fiquei sem reação, mesmo tentando essa aprovação só como teste por ainda não ter concluído totalmente a graduação. Foi um espanto e muita felicidade, com um gosto de dever comprido devido a todos os estudos, noites em claros e toda minha dedicação”, finaliza o estudante.

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