Comissão Mista Sobre Migrações e Refugiados tem reunião de instalação e eleição de líderes marcadas para terça-feira no Senado

A Comissão Mista Permanente Sobre Migrações Internacionais e Refugiados está prestes a iniciar mais um ano de trabalho, com a reunião de instalação agendada para a próxima terça-feira (19) às 15 horas. Neste encontro, será eleita a nova liderança do colegiado, com a definição do presidente e do vice-presidente.

Criada em 2019, a comissão tem como principal objetivo monitorar os fluxos migratórios nas fronteiras do Brasil e acompanhar a situação dos refugiados internacionais que se encontram no país. De acordo com as regras, a instalação do grupo deve ocorrer anualmente, garantindo a continuidade do trabalho.

Composta por 12 senadores e 12 deputados como membros titulares, além de seus respectivos suplentes, a Comissão Mista é formada seguindo o critério da proporcionalidade partidária. No último mandato, em 2023, a presidência do colegiado foi ocupada pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que conduziu os trabalhos de forma exemplar.

A reunião de instalação está marcada para acontecer no plenário 3 da ala Alexandre Costa, localizado no Senado Federal. A expectativa é de que o novo presidente eleito possa dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos, garantindo o acompanhamento eficiente dos movimentos migratórios e a proteção dos refugiados que encontram abrigo no Brasil.

Dessa forma, a Comissão Mista Permanente Sobre Migrações Internacionais e Refugiados dará mais um passo em direção à construção de políticas públicas que visam a garantir a dignidade e os direitos fundamentais dessas populações vulneráveis.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo