Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara discute as dificuldades no fornecimento de energia elétrica no Amapá e reajuste tarifário.

Nesta quarta-feira (13), a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para discutir os constantes problemas no fornecimento de energia elétrica que tem afetado o estado do Amapá nos últimos anos. A iniciativa do debate foi do deputado Acácio Favacho (MDB-AP), que busca explicações para o reajuste anual na tarifa de energia elétrica, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em dezembro de 2022. O aumento aprovado pela Aneel atingiu uma média de 33,29% na baixa tensão e de 44,87% na alta tensão.

O parlamentar também pretende obter esclarecimentos sobre os frequentes cortes repentinos, quedas e oscilações no fornecimento de energia elétrica, bem como questões relacionadas a obras sem cronograma definido, demora no atendimento e descaso com os consumidores.

Para discutir essas questões, a audiência contará com a presença de diversos convidados. A lista de participantes pode ser conferida no site da Câmara dos Deputados.

A reunião está marcada para acontecer no plenário 9, a partir das 9 horas.

Vale ressaltar que desde 2021, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) está sob o controle da holding Equatorial Energia, após vencer o leilão de desestatização da concessionária. O contrato firmado tem duração de 30 anos.

Os frequentes apagões têm trazido prejuízos enormes para a população amapaense, afetando não só a rotina dos moradores, mas também o funcionamento de empresas e serviços essenciais. Além disso, o reajuste na tarifa de energia elétrica tem impacto direto nos bolsos dos consumidores, tornando o fornecimento de energia elétrica ainda mais oneroso.

Diante desse cenário preocupante, é fundamental que os responsáveis pelo setor elétrico do estado prestem esclarecimentos à população e encontrem soluções efetivas para resolver esses problemas. A audiência pública é uma importante oportunidade para debater essas questões e buscar soluções que garantam um fornecimento de energia elétrica de qualidade e contínuo para toda a população do Amapá. A expectativa é que os debates e discussões realizados durante a audiência possam contribuir para a melhoria do serviço no estado e para a garantia dos direitos dos consumidores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo