Comissão da Câmara dos Deputados discute a situação precária da ferrovia Leopoldina e debate formas de revitalização

Na próxima terça-feira (10), a Comissão de Integração Nacional da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para discutir a situação da ferrovia Leopoldina, considerada a primeira implantada na região Sudeste do Brasil. O encontro está marcado para as 9h30 no plenário 15.

O requerimento para a realização da audiência foi feito pelo deputado Gilson Daniel, do partido Podemos, que argumenta que a via férrea está sofrendo com a falta de manutenção por parte da concessionária responsável, além de impedir que as prefeituras locais realizem ações de revitalização.

De acordo com o parlamentar, a proposta é preservar os trilhos e recuperar as antigas estações ferroviárias, dando a elas novas finalidades sociais. Dentre as possibilidades mencionadas, estão a transformação dos espaços em áreas de lazer, museus, faixas multiuso, trilhas de caminhadas e ciclovias.

Gilson Daniel afirma que, para que essas mudanças se tornem realidade, é necessário que os municípios se unam e reivindiquem seus interesses nesse patrimônio histórico e cultural.

A audiência pública contará com a presença de convidados que foram listados no site da Câmara dos Deputados, mas cujas identidades não foram mencionadas no texto. Esses convidados deverão contribuir com a discussão sobre a situação da ferrovia Leopoldina e apresentar possíveis soluções para os problemas enfrentados.

Trata-se de uma importante iniciativa da Comissão de Integração Nacional, que visa debater uma questão relevante para a região Sudeste do país. É fundamental garantir a manutenção e preservação desse patrimônio histórico e cultural, buscando também formas de aproveitamento desses espaços de maneira sustentável e benefícios para a população. Espera-se que a audiência pública contribua para a conscientização e mobilização em torno dessa causa, estimulando o poder público e a sociedade civil a se envolverem na preservação e revitalização da ferrovia Leopoldina.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo