O pedido para a realização deste importante debate foi feito pela deputada Amália Barros, do Partido Liberal de Mato Grosso. A parlamentar argumenta que a inclusão da educação bilíngue de surdos como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional demanda uma reflexão sobre a expansão desse direito. A proposta é promover a criação de escolas bilíngues onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) seja a língua de instrução, ensino, comunicação e interação.
O objetivo principal dessa iniciativa é oferecer um ambiente linguístico adequado para o desenvolvimento integral dos educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação, ou com outras deficiências associadas. A deputada Barros ressalta a importância de garantir condições favoráveis para o aprendizado e a inclusão desses alunos.
Diversos temas relevantes serão abordados durante a audiência pública, incluindo a educação bilíngue de surdos e equidade, experiências bem-sucedidas de escolas bilíngues de surdos em outros países, os desafios enfrentados pela comunidade surda no acesso à educação bilíngue no Brasil e propostas de políticas públicas e legislações que incentivem a criação de mais escolas bilíngues para surdos.
Esse evento promete ser uma oportunidade única para debater e buscar soluções para garantir o acesso à educação de qualidade para pessoas surdas, promovendo a inclusão e o desenvolvimento desses indivíduos na sociedade. A presença de especialistas, representantes da comunidade surda e autoridades na área da Educação será fundamental para enriquecer as discussões e buscar caminhos para uma educação bilíngue mais ampla e eficaz no Brasil.