As reclamações se intensificaram nas redes sociais por volta das 11h, quando mais de 200 pessoas reportaram problemas. No entanto, esse número caiu para 127 até às 16:48. O maior número de queixas se referia ao desaparecimento do dinheiro, com impacto direto em serviços como pix e transferências.
Uma gerente do banco confirmou ao GLOBO a existência de um “erro sistemático”. Em nota, o Bradesco explicou que o “processamento noturno do banco não atualizou corretamente o saldo da conta corrente de um grupo reduzido de clientes”, e que a situação deve ser corrigida em breve.
A instituição bancária, no entanto, não detalhou o que causou a falha nem o tempo estimado para a correção do problema. Ainda assim, clientes que não conseguirem pagar contas hoje por falta de saldo podem exigir que o Bradesco arque com eventuais juros e multas, de acordo com o advogado da Proteste, Adriano Fonseca.
O consumidor que tiver sido prejudicado com a situação deve registrar a queixa no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Bradesco, reunindo protocolos de atendimento e todo tipo de prova dos danos ocorridos. Além disso, o cliente pode buscar ajuda no Procon e também no site consumidor.gov.br.
No caso de uma transferência PIX negada por falta de saldo na conta, o cliente pode documentar a negativa e informar o banco, guardando os comprovantes. Caso seja comprovado o prejuízo, é possível solicitar judicialmente a reparação dos danos, conforme o artigo 14 do CDC.
A falha no sistema do Bradesco afetou muitos clientes, causando transtornos e prejuízos. Mesmo com a promessa de reparação em breve, é importante que os clientes sigam as orientações legais para garantir seus direitos no caso de eventuais danos.