Cine Inclusivo encanta público no Maceió Shopping com exibição do filme “Trolls 3” e recursos de acessibilidade

No último dia 19, o Maceió Shopping recebeu uma sessão especial do Cine Inclusivo, um evento voltado para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas idosas. A sessão contou com a exibição do filme “Trolls 3”, uma animação de sucesso entre todas as idades.

A iniciativa foi realizada pela Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania em parceria com o Maceió Shopping, que proporcionou uma experiência completa para todos os espectadores ao disponibilizar diversos recursos de acessibilidade. Um desses recursos foram os fones redutores de ruído, que foram entregues aos participantes.

Um exemplo de sucesso foi Lilly Rose, mãe de Maceowell, que tem sensibilidade auditiva. Ela relatou que seu filho se sente desconfortável e agitado em lugares com muito barulho, mas com os fones fornecidos durante o filme, ele conseguiu assistir tranquilamente. “Meu filho tem sensibilidade auditiva e a equipe forneceu os fones durante o filme, assim ele conseguiu assistir o filme tranquilo”, afirmou.

Além dos fones, outros recursos também estavam disponíveis no evento, como intérpretes de libras, audiodescrição e rampas de acesso. Lilly ressaltou a importância desses recursos: “Foi muito bom, divertido e organizado. Também tiveram o cuidado de não apagarem todas as luzes, o que deixou as crianças mais confortáveis”.

A secretária da Semuc, Ana Paula Mendes, afirmou que o objetivo do programa é garantir acessibilidade, inclusão e respeito em todos os espaços. Além disso, a secretária destacou a importância da diversão e da experiência cinematográfica, garantindo recursos para que todos possam desfrutar plenamente.

O Cine Inclusivo também foi pensado para promover um momento de entretenimento para o público idoso. Cicera Cavalcante, uma das espectadoras, afirmou que amou o filme e demonstrou grande expectativa por novos projetos voltados para essa parcela da população.

Além disso, a Semuc anunciou o lançamento do programa Empodera 60+, que irá levar serviços de cidadania, inclusão e bem-estar para as Instituições de Longa Permanência (ILPs). No dia 17, também foi lançada a primeira Cartilha de Direitos da Pessoa Idosa de Maceió, juntamente com uma consulta pública para mapear as ILPs da cidade.

O evento foi um sucesso e mostrou a importância de garantir a acessibilidade e inclusão em todos os tipos de atividades de entretenimento e cultura. Iniciativas como essa proporcionam momentos de diversão e enriquecem a vida das pessoas com deficiência e idosas, promovendo um ambiente mais inclusivo e igualitário para todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo