Chuvas – Prefeitura do Pilar acolhe desabrigados em escolas e ginásio de esportes

Foto: Tasso Ramon

As fortes chuvas que caíram nesse final de semana em várias regiões de Alagoas voltaram a causar estragos também na cidade do Pilar. O aumento do nível da Lagoa Manguaba – que recebe as águas do Rio Paraíba (cuja bacia é constituída por quase 20 municípios) – causou alagamentos que já resultaram em 208 desabrigados. Todos, porém, foram prontamente acolhidos pelas equipes da Prefeitura, tendo sido levados para locais seguros.

As famílias que tiveram de deixar suas casas vêm recebendo toda a assistência necessária, inclusive médica, nas escolas Arthur Ramos (Sesi) e Manoel Ramos, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Pilar e no ginásio poliesportivo de mesmo nome. Segundo a Defesa Civil Municipal, as equipes seguem nas ruas para identificar e prevenir quaisquer situações de risco, levantando, ainda, o quantitativo de pessoas desalojadas.

“Estamos atuando no sentido de minimizar o impacto das fortes chuvas, mas somente quando o nível da água baixar é que saberemos o tamanho do prejuízo material que moradores e comerciantes sofreram. Já havia chovido 125 milímetros até ontem à noite em nossa cidade”, conta o secretário municipal de Governo, Paulo Santos.

Ainda nesse sábado (02), o prefeito do Pilar, Renato Filho, decretou situação de emergência por 120 dias, considerando os estragos causados pela ação das águas. “Também acionamos o governador do estado, Paulo Dantas, que se colocou à disposição. O momento é de preservar vidas. Seguimos ajudando todas as pessoas atingidas a retirar seus pertences, e faremos tudo o que for necessário para acolher cada cidadão afetado”, garante o gestor.

Ainda conforme Renato Filho, quem resolveu se abrigar na casa de parentes também vem recebendo a mesma assistência. “Determinei, ainda, que tenhamos um terceiro médico no Hospital Nossa Senhora do Pilar, que também teve sua equipe de enfermagem reforçada”, reforça o prefeito, acrescentando que as aulas nas escolas da rede municipal situadas no centro da cidade serão retomadas somente no dia 11 de julho.

A secretária municipal de Assistência Social, Mônica Benvindo, por sua vez, explica que todas as famílias levadas para os abrigos da Prefeitura já receberam colchões, cobertores, kits de higiene pessoal, entre outros utensílios. “Apesar de serem abrigos, temos uma preocupação muito grande em ofertar o que há de melhor até que todos possam retornar para os seus lares em segurança. Prova disso é que elaboramos um cardápio especial para essas famílias, servindo as três refeições diárias sempre com muito carinho”, destaca a secretária.

E para pedir ajuda ou mesmo informar qualquer situação de risco, basta entrar em contato com a equipe plantonista da Assistência Social, por meio do telefone (82) 98891-0777.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo