China surpreende mercado ao sinalizar medidas de estímulo e divulgar dados comerciais antes da data prevista. Novos anúncios mudam panorama econômico.

A China surpreendeu o mercado financeiro nesta quarta-feira, 6, ao sinalizar que pretende oferecer mais liquidez para sustentar sua economia. Em uma coletiva de imprensa, o presidente do banco central chinês (PBoC), Pan Gongsheng, anunciou que há espaço para cortar compulsórios bancários, o que poderia impulsionar os preços ao consumidor e garantir a estabilidade do yuan.

Essa atitude do presidente do PBoC foi considerada rara pelos economistas, já que normalmente anúncios sobre relaxamento monetário são feitos por autoridades de escalões mais altos do governo, como o primeiro-ministro chinês. O próprio Pan Gongsheng já havia surpreendido em janeiro ao anunciar uma redução de compulsórios durante uma entrevista coletiva.

Além disso, durante a mesma coletiva, o presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) revelou que as exportações chinesas tiveram um crescimento de cerca de 10% no primeiro bimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o ministro do Comércio, Wang Wentao, afirmou que tanto as exportações quanto as importações do país aumentaram 8,2% nos primeiros dois meses deste ano.

Foi a segunda vez este ano que dados econômicos importantes foram divulgados com antecedência na China. Em janeiro, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, adiantou uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

A divulgação precoce dos dados comerciais aconteceu um dia após a China estabelecer uma meta ambiciosa de crescimento de cerca de 5% para 2024, a mesma do ano anterior. A pesquisa oficial sobre a balança comercial do primeiro bimestre está prevista para esta quinta-feira (7), e ainda não está claro se os números divulgados anteriormente foram em yuans ou dólares. A China costuma apresentar os dados de janeiro e fevereiro em conjunto para eliminar distorções relacionadas ao feriado do ano novo lunar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo