Centro de Atenção Psicossocial Casa Verde celebra 28 anos de atividades pioneiras em assistência em saúde mental em Alagoas.

Nesta quinta-feira (29/02), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Casa Verde em Alagoas celebra 28 anos de atividades. Considerado um dos mais importantes equipamentos públicos na assistência em saúde mental no estado, o Caps Casa Verde se destaca por ser pioneiro no cuidado em liberdade e por sua relevância na formação de profissionais em saúde mental, tanto da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) como de outras instituições de ensino.

Vinculado ao Hospital Escola Portugal Ramalho, o Caps Casa Verde possui um patrimônio artístico, humano e cultural que evidencia a riqueza e possibilidades de inserção social das pessoas em sofrimento mental, conforme destacou Maria Derivalda Andrade, diretora-geral do hospital. Desde a sua criação, em 1996, o Caps Casa Verde tem passado por mudanças significativas. Inicialmente, o serviço foi instalado em um espaço anexo ao Portugal Ramalho e, posteriormente, em um imóvel alugado no bairro do Pinheiro devido a problemas estruturais no prédio original, causados pela mineradora Braskem. Atualmente, a unidade funciona em um novo endereço, no bairro da Pitanguinha, atendendo cerca de 700 usuários com uma equipe interdisciplinar.

A coordenadora do Caps Casa Verde, Aureana Lavenere, ressaltou a importância da organização dos serviços e da atenção psicossocial, aliadas à estratégia de Educação Permanente em Saúde, para uma abordagem interdisciplinar. O Caps Casa Verde também tem buscado sua habilitação, visando melhorias e adequações para atender aos critérios do Ministério da Saúde. Uma usuária da instituição compartilhou sua experiência positiva, destacando a importância do convívio e das atividades terapêuticas oferecidas pelo Caps para sua autonomia de vida.

As comemorações pelos 28 anos do Caps Casa Verde serão realizadas na própria unidade, localizada na Pitanguinha, às 15h. A celebração destaca a importância do trabalho desenvolvido ao longo dos anos em prol da saúde mental na região, ressaltando a relevância do cuidado e respeito aos usuários do serviço.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo