Cemitérios de Maceió devem receber mais de 20 mil visitantes no dia de Finados

O Dia de Finados deve atrair cerca de 20 mil visitantes nos cemitérios públicos de Maceió, nesta quarta-feira (2). A preparação para o dia começou há semanas e toda parte de limpeza, capinação, conserto de calçadas e meio-fio e pintura, já foi realizada nos oito cemitérios administrados pela Prefeitura de Maceió.

Nos cemitérios São José, Divina Pastora, Santa Luzia, Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora Mãe do Povo, Nossa Senhora da Piedade e São Luiz, o horário de funcionamento será de 8h às 17h, inclusive, no cemitério de Santo Antônio, em Bebedouro, que está fechado desde outubro de 2020, mas que foi reaberto para visitação.

Neste ano, não será necessário agendamento prévio. Nessa terça-feira (1º), ainda havia movimentos de pessoas realizando a limpeza nos cemitérios. Além da Prefeitura, que realizava a poda de árvores, muitos moradores da região aproveitavam o momento para ganhar um dinheiro extra.

Jorge Emanuel está desempregado e estava no Cemitério São José esperando por algum serviço. “Muitas famílias procuram os serviços de limpeza para os túmulos dos parentes e nós estamos aqui para fazer. O trabalho custa de R$ 15 e R$ 30, dependendo do tamanho do túmulo. Aqui a gente lava, faz pintura, o que aparecer”.

Das 131 vagas disponibilizadas aos ambulantes para comercializarem nas portas dos cemitérios, 66 foram preenchidas, segundo informou a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). Entre os cemitérios mais procurados estão o Cemitério São José, no bairro Trapiche da Barra, e as duas unidades do Parque das Flores, no Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes. Para garantir o ordenamento dos ambulantes, a Semscs vai reforçar a fiscalização no entorno de 10 cemitérios da capital alagoana das 7h às 19h

Os agentes da Semscs estarão realizando a fiscalização nos carrinhos, mesas, barracas, que devem ser com estrutura desmontável, com metragem máxima de 2mx1,5m, seguindo as normas previstas no edital de credenciamento. Os guardas municipais também estarão realizando rondas nos cemitérios para garantir a segurança dos ambulantes que estarão vendendo nos cemitérios, servidores, da população que vai prestar homenagem e do patrimônio público.

Além da fiscalização no sentido de manter a organização e a ordem nestes locais, a Secretaria também estará de olho nas ocorrências relacionadas ao trabalho infantil. “Todos foram instruídos sobre as regras de acessibilidade no passeio público para a preservação dos equipamentos e para evitar danos. Além disso falamos sobre a questão do trabalho infantil, onde a Semscs estará realizando um trabalho de fiscalização para o cumprimento dessa regra e das demais normas”, enfatizou a coordenadora de Controle de Atividades no Espaço Público da Semscs, Renata Amorim.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo