Itaú Unibanco vende sua participação na rede de cinemas, transformando circuito cinematográfico brasileiro com chegada da Cinesystem.

O circuito cinematográfico brasileiro passa por uma grande transformação com a saída do Itaú Unibanco da operação de salas de cinema em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília, a partir de hoje. O banco vendeu sua participação na rede de Adhemar Oliveira, e a programação dos locais que eram do grupo Espaço Itaú de Cinema passa a ser administrada pela Cinesystem, uma rede originária do Paraná.

A venda da operação já vinha sendo especulada desde fevereiro, quando foi anunciada pela coluna de Ancelmo Gois no GLOBO. Com a oficialização da transação, a Cinesystem assume a administração das salas que antes pertenciam ao Espaço Itaú de Cinema, como o Botafogo, no Rio de Janeiro, o Frei Caneca e Pompeia, em São Paulo, e o Casa Park, em Brasília. Agora, esses locais passam a se chamar, respectivamente, Cinesystem Botafogo, Cinesystem Frei Caneca, Cinesystem Pompeia e Cinesystem Brasília, totalizando 180 salas em 27 cinemas de 11 estados.

Adhemar Oliveira, por sua vez, mantém a administração da sala do Espaço de Cinema da Rua Augusta, em São Paulo, assim como outras quatro salas em parceria com o banco. A decisão do Itaú Unibanco de sair do circuito de salas de cinema coincide com uma mudança de foco nos investimentos da instituição, que agora pretende focar em patrocínio de projetos audiovisuais, no Instituto Itaú Cultural e na plataforma de streaming Itaú Cultural Play.

Procurados pelo GLOBO, os envolvidos na transação preferiram não comentar oficialmente sobre o assunto. A Cinesystem, no entanto, já divulgou a programação das quatro salas com os filmes que estarão em cartaz a partir de amanhã. Resta saber se haverá mudanças no quadro de funcionários e no tipo de operação, uma vez que o Espaço de Cinema costumava se destacar por exibir filmes de arte e produções nacionais, enquanto a Cinesystem tem foco mais comercial e está presente em shoppings.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo