Campanha de Vacinação Antirrábica Anual é iniciada em Alagoas, com imunização de cães e gatos nos municípios do interior.

A Campanha de Vacinação Antirrábica Anual teve início em Alagoas nesta segunda-feira (18) e se estenderá até o dia 22 de abril. Os postos de vacinação de 101 municípios do interior do Estado estão disponibilizando doses de vacina e seringas para imunizar cães e gatos, uma vez que a capital já realizou a imunização dos animais em janeiro deste ano.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) distribuiu 500 mil doses de vacinas para os municípios alagoanos, visando proteger não só os animais, mas também a sociedade contra a raiva. Para isso, foi realizada uma reunião com as 101 Secretarias Municipais de Saúde para planejar a ação de imunização.

Durante o encontro, ficou acordado que cada município teria autonomia para definir as estratégias de vacinação que melhor se adaptassem à sua realidade local. O coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses, Clarício Bugarim, enfatizou a importância da população levar seus animais de estimação para serem imunizados, ressaltando que a vacina é a principal forma de prevenção da raiva.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta mamíferos como cães e gatos, podendo ser transmitida para os humanos através da saliva de animais infectados durante a mordedura. Com uma taxa de mortalidade próxima de 100% em humanos, a doença é considerada extremamente grave, sendo a vacinação essencial para prevenir a contaminação.

Em Alagoas, foram registrados 100 casos de raiva humana entre 1980 e 2024, sendo o último caso diagnosticado em 2006. Os sintomas da raiva em humanos incluem infecção, febre, delírios, convulsões e espasmos musculares. Por isso, a vacinação dos animais é fundamental para evitar surtos da doença e proteger a saúde pública.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo