CAMARA DOS DEPUTADOS – Sessão solene na Câmara dos Deputados homenageia Marielle Franco e Anderson Gomes, assassinados há seis anos no Rio de Janeiro

A Câmara dos Deputados realizará uma sessão solene nesta terça-feira (26) em homenagem à vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, assassinados brutalmente em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro. O ato marcará seis anos desde o crime que chocou o país.

No último domingo (24), a notícia da prisão de três pessoas apontadas como mandantes do assassinato trouxe à tona um novo capítulo nesse caso que permaneceu sem respostas por tanto tempo. Entre os presos está o deputado federal Chiquinho Brazão, que na época do crime era vereador na cidade do Rio de Janeiro. Poucas horas após a prisão, o partido União Brasil anunciou a expulsão do político de seus quadros, ressaltando que ele já não mantinha relação com a legenda e havia solicitado sua desfiliação ao Tribunal Superior Eleitoral.

A solicitação da sessão solene foi feita pela deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) e contará com a participação de outros 14 parlamentares que assinam a iniciativa. Talíria destacou a importância de relembrar o legado de Marielle Franco, uma defensora incansável dos direitos humanos e que pagou com a vida por sua coragem. A deputada ainda ressaltou a violência e ameaças que muitos agentes políticos sofrem diariamente em todo o país, destacando que mulheres, negros e a comunidade LGBTI+ são os mais atingidos.

Para Talíria, o assassinato de Marielle e Anderson não foi apenas um crime bárbaro, mas um ataque ao exercício democrático do mandato parlamentar e à integridade do Legislativo brasileiro. A sessão solene será realizada no Plenário da Câmara a partir das 11 horas e pretende manter viva a memória desses dois cidadãos que foram silenciados de forma cruel.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo