CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei propõe proibir contratos de PPP na oferta de serviços educacionais públicos, avalia deputada Luciene Cavalcante.

Na tarde do dia 11 de março de 2024, a deputada Professora Luciene Cavalcante apresentou o Projeto de Lei 5607/23, que tem como objetivo proibir a celebração de contratos de parceria público-privada (PPP) na oferta de serviços relacionados ao direito fundamental à educação. Esses serviços incluem obras públicas, fornecimento e instalação de bens.

A proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, visa alterar a Lei 11.079/04, que trata das parcerias público-privadas. A deputada, que é autora do projeto, ressaltou que a educação pública é um dever dos entes federativos e que a receita proveniente dos impostos já é destinada para a manutenção desse setor.

Para a deputada, a presença da iniciativa privada na garantia do direito à educação é prejudicial, uma vez que pode priorizar o lucro em detrimento do interesse público. Ela destaca a importância do ingresso por concurso público dos profissionais da educação, conforme previsto na Constituição.

O projeto seguirá para análise nas comissões de Educação, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. A parlamentar espera que a proposta seja avaliada com atenção, considerando a importância da educação como um direito fundamental de todos os cidadãos.

A reportagem sobre o tema foi realizada por Lara Haje, com edição de Marcia Becker. A discussão em torno do Projeto de Lei 5607/23 promete ser intensa e relevante para o debate sobre o papel do setor privado na oferta de serviços públicos essenciais como a educação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo