O projeto proposto por Beltrão também estabelece que o atendimento aos idosos nessa linha telefônica deve ser feito por funcionários das instituições de crédito, proibindo o uso de recursos de inteligência artificial. O objetivo é evitar possíveis desgastes emocionais e erros nas operações realizadas pelos idosos, oferecendo um canal de atendimento preferencial mais humano e eficiente.
Segundo o autor da proposta, a criação dessa linha telefônica exclusiva é fundamental para garantir que os idosos tenham um atendimento adequado e personalizado, sem a utilização de tecnologias que podem dificultar a comunicação e a compreensão das demandas dos clientes mais velhos.
O Projeto de Lei 711/24 seguirá um rito de tramitação que envolve a análise das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Defesa do Consumidor e Constituição e Justiça e de Cidadania. Se não houver divergências entre as comissões e não houver recurso assinado por 52 deputados para levar a matéria ao Plenário, o projeto poderá ser aprovado de forma conclusiva nas comissões.
Com o intuito de informar a população sobre o andamento desse projeto, esta reportagem foi produzida por Murilo Souza e editada por Rachel Librelon. A expectativa é de que a proposta de Marx Beltrão receba atenção especial e seja discutida com seriedade para garantir um atendimento de qualidade aos idosos que utilizam os serviços financeiros oferecidos pelas instituições mencionadas.