CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de lei propõe inscrição de João Cândido no Livro dos Heróis da Pátria para representatividade histórica no Brasil.

Na próxima quarta-feira (24), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados discutirá o projeto de lei que propõe inscrever o nome de João Cândido Felisberto no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O PL 4046/21 é o foco do debate e será realizado no plenário 10 a partir das 15h30, atendendo ao pedido do deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB).

Desde o ano 2000, diversos projetos de lei buscaram incluir o nome de João Cândido no Livro dos Heróis da Pátria, porém, foram arquivados ou retirados pelo autor. Gilberto Silva destaca a importância de reconhecer a figura de João Cândido, líder da “Revolta da Chibata”, uma rebelião militar que ocorreu no Rio de Janeiro em 1910.

O deputado ressalta que as reivindicações da revolta inicialmente exclusivamente militares, ao longo do tempo, foram reinterpretadas como questões raciais, ideológicas e de luta de classes. Ele defende a representatividade e diversidade entre os heróis nacionais, e critica a visão de alguns que consideram João Cândido como um herói.

Gilberto Silva questiona a ideia de inscrever no Livro dos Heróis da Pátria o nome de um militar que usou canhões e modernos meios militares contra a população, adquiridos com recursos do contribuinte para a defesa da soberania do país. O PL 4046/21, que já foi aprovado no Senado, aguarda votação na Comissão de Cultura e conta com parecer favorável da deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um documento que resgata e preserva os nomes de figuras marcantes na história do Brasil. Localizado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes em Brasília, é um símbolo da representatividade e importância de reconhecer aqueles que contribuíram para a construção do país. A votação do PL 4046/21 representa um passo importante na valorização da diversidade e memória nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo