CAMARA DOS DEPUTADOS – “Projeto de Lei propõe informativos em outros idiomas em locais públicos frequentados por turistas estrangeiros no Brasil”

A deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA) propõe o Projeto de Lei 6165/23, que visa tornar obrigatória a oferta de informações em outros idiomas em locais públicos frequentados por turistas estrangeiros que visitam o Brasil. A proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, tem como objetivo garantir o acesso à informação tanto para turistas estrangeiros quanto brasileiros.

De acordo com a parlamentar, a medida se justifica pelo expressivo número de estrangeiros que visitam o país. Apenas no primeiro trimestre de 2023, 2,3 milhões de estrangeiros estiveram no Brasil. Com isso, Rogéria Santos argumenta que é fundamental garantir o direito constitucional de acesso à informação para esse público, incluindo dados de utilidade pública, como contatos e endereços de serviços como a Delegacia de Proteção ao Turista.

O projeto de lei estabelece que cartazes e placas em locais públicos devem trazer informações em outros idiomas, e em locais privados, a responsabilidade pelo material informativo será do responsável pelo estabelecimento. A proposta agora aguarda tramitação nas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de Turismo e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

A deputada Rogéria Santos destaca que a medida visa promover um turismo mais inclusivo e acessível, atendendo às necessidades dos visitantes estrangeiros e contribuindo para a imagem do Brasil no cenário internacional. A proposta também está alinhada com as diretrizes de garantia de direitos e acessibilidade previstos na Constituição.

Caso aprovado, o Projeto de Lei 6165/23 trará benefícios significativos para a experiência dos turistas estrangeiros no Brasil, facilitando a comunicação e o acesso a serviços essenciais durante a estadia no país. A iniciativa também representa um passo importante na promoção de um turismo mais inclusivo e acessível, alinhado com as práticas internacionais de acolhimento aos visitantes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo