CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei propõe ensino obrigatório da língua tupi e outras nativas nas escolas brasileiras, promovendo a valorização da cultura indígena.

Um projeto de lei que visa tornar obrigatório o ensino da língua tupi e outras línguas indígenas nas escolas de educação básica está em análise na Câmara dos Deputados. O PL 273/24, de autoria do deputado David Soares (União-SP), propõe a inclusão dessa exigência na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Segundo o deputado Soares, o tupi teve uma difusão incomparável em poucos países da América. Ele ressaltou que o idioma foi fundamental para a unidade política do país, contribuiu com inúmeras palavras para a língua portuguesa do Brasil e representa uma referência cultural do país.

O projeto agora seguirá para análise em várias comissões da Câmara dos Deputados, como as de Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, Educação, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania. Após passar por essas etapas, o PL poderá ser aprovado ou rejeitado, dependendo do parecer de cada comissão.

A proposta de incluir o ensino da língua tupi e de outras línguas indígenas nas escolas do país levanta questões sobre a valorização e preservação da cultura e identidade indígena. Além disso, a implementação dessa medida pode contribuir para uma maior diversidade linguística e cultural no cenário educacional brasileiro.

Essa iniciativa, se aprovada, representará um passo importante para a valorização das línguas indígenas e para o reconhecimento da contribuição desses idiomas para a formação histórica e cultural do Brasil. Resta agora aguardar a tramitação do PL 273/24 nas diversas comissões da Câmara dos Deputados para saber qual será o desfecho dessa proposta.

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