Segundo o deputado Soares, o tupi teve uma difusão incomparável em poucos países da América. Ele ressaltou que o idioma foi fundamental para a unidade política do país, contribuiu com inúmeras palavras para a língua portuguesa do Brasil e representa uma referência cultural do país.
O projeto agora seguirá para análise em várias comissões da Câmara dos Deputados, como as de Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, Educação, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania. Após passar por essas etapas, o PL poderá ser aprovado ou rejeitado, dependendo do parecer de cada comissão.
A proposta de incluir o ensino da língua tupi e de outras línguas indígenas nas escolas do país levanta questões sobre a valorização e preservação da cultura e identidade indígena. Além disso, a implementação dessa medida pode contribuir para uma maior diversidade linguística e cultural no cenário educacional brasileiro.
Essa iniciativa, se aprovada, representará um passo importante para a valorização das línguas indígenas e para o reconhecimento da contribuição desses idiomas para a formação histórica e cultural do Brasil. Resta agora aguardar a tramitação do PL 273/24 nas diversas comissões da Câmara dos Deputados para saber qual será o desfecho dessa proposta.