CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei propõe dedução de pagamento de anuidades a conselhos profissionais no Imposto de Renda das Pessoas Físicas.

Na última quinta-feira (31/01/2024), foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1938/23, que propõe a possibilidade de dedução do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) para o pagamento de anuidades feito a conselhos profissionais. O autor da proposta, o deputado licenciado Professor Paulo Fernando (DF), defende que as despesas com os conselhos, como a Ordem dos Advogados do Brasil e outros, são indispensáveis para o exercício profissional e, portanto, devem ser abatidas da base de cálculo do IR.

O projeto em análise busca alterar a Lei 9.250/95, que trata do Imposto de Renda, visando proporcionar um benefício fiscal aos contribuintes que têm gastos anuais com conselhos profissionais. Segundo o parlamentar, a proposta pretende reconhecer a importância destas despesas como um requisito fundamental para o exercício da profissão.

A tramitação do projeto ocorre em caráter conclusivo, o que significa que será analisado apenas pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, dispensando a deliberação do Plenário. No entanto, o projeto poderá perder o caráter conclusivo em caso de decisão divergente entre as comissões, ou se houver recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário.

A proposta apresentada pelo deputado Professor Paulo Fernando tem sido alvo de debates e discussões, uma vez que se trata de uma medida que impacta diretamente a arrecadação de impostos e a receita do governo. A expectativa é que o projeto passe por um amplo debate e análise por parte dos parlamentares antes de ser levado à votação.

A reportagem sobre o assunto foi realizada por Ralph Machado, com edição de Rachel Librelon. A proposta de dedução do IRPF para o pagamento de anuidades a conselhos profissionais é um tema relevante no âmbito legislativo, e é importante que os cidadãos acompanhem de perto a tramitação e os desdobramentos dessa iniciativa no Congresso Nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo