CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei propõe cancelamento de multa para motoristas sem CNH, desde que comprovem documento em até 30 dias.

Na última sexta-feira, 18 de março de 2024, a deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA) apresentou o Projeto de Lei 622/24, que visa autorizar o cancelamento da multa para motoristas que forem flagrados dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desde que comprovem a existência do documento em um prazo de 30 dias. A proposição busca flexibilizar as penalidades aplicadas aos condutores, levando em consideração situações em que o porte físico ou digital da CNH não seja obrigatório, como no caso de consulta da habilitação por sistema informatizado.

De acordo com a legislação atual, é exigido que os condutores estejam portando a CNH sempre que estiverem ao volante. No entanto, quando há possibilidade de consulta da documentação por meio eletrônico, a apresentação física do documento se torna dispensável. Caso o sistema informatizado esteja indisponível ou o agente de trânsito não consiga acessar as informações da habilitação, o motorista pode ser autuado.

A justificativa da deputada Rogéria Santos para a proposição do projeto é proporcionar a anulação da multa nos casos em que o condutor consiga comprovar a validade da CNH no momento da infração de trânsito. O PL 622/24 seguirá em tramitação nas comissões de Viação e Transportes, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

A iniciativa da parlamentar busca trazer mais flexibilidade e garantir a segurança jurídica dos motoristas, evitando autuações indevidas em situações em que a CNH esteja válida, mas por algum motivo não esteja sendo apresentada no momento da abordagem. A proposta do projeto é beneficiar os condutores brasileiros, proporcionando um processo mais justo e equilibrado no cumprimento das leis de trânsito.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo