De acordo com Bismarck, os profissionais devem focar em três áreas principais: prevenção da violência escolar, uso saudável da internet e recuperação do desempenho acadêmico dos estudantes, especialmente aqueles afetados por eventos externos à sua vontade. Dessa forma, caberá aos psicólogos e assistentes sociais abordar questões como violência física e verbal, assédio sexual, discriminação e verificação de conteúdo falso na internet, entre outros temas.
O deputado ressalta a importância da atuação preventiva e saneadora das equipes multiprofissionais, visando preservar e promover a saúde mental da comunidade escolar. Segundo ele, a escola desempenha um papel fundamental na formação integral dos estudantes e no combate ao estresse, ansiedade e violência entre alunos e profissionais.
O PL 5361/23 agora segue para análise das comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em um processo de tramitação que pode ser conclusivo. Caso haja divergências entre as comissões ou recurso assinado por 52 deputados, a matéria será apreciada pelo Plenário.
Com isso, a proposta de Bismarck busca garantir diretrizes claras para a atuação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, contribuindo para um ambiente escolar mais saudável e acolhedor para toda a comunidade educativa. A finalidade é fortalecer o trabalho desses profissionais na prevenção de problemas e promoção da saúde mental dos alunos.