CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto aprovado torna obrigatória a comunicação de maus-tratos a animais em condomínios residenciais e comerciais.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que pode trazer mudanças significativas quanto à denúncia de maus-tratos a animais em condomínios residenciais e comerciais. A proposta determina que os condôminos, síndicos ou administradores comuniquem à delegacia de polícia civil, à polícia militar, à polícia ambiental ou a outro órgão especializado a suspeita ou ocorrência de maus-tratos a animais nas unidades condominiais ou nas áreas comuns dos prédios.

Segundo o texto aprovado, a comunicação deverá ser feita em até 24 horas após a ciência do fato. A não observância dessa medida resultará em penalidades previstas na Lei dos Crimes Ambientais, correspondendo à detenção de três meses a um ano e multa.

O projeto aprovado na comissão é um substitutivo apresentado pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE) aos projetos de lei 106/22, do ex-deputado Ricardo Izar, e 1012/22, do ex-deputado Paulo Ramos. O substitutivo exclui a previsão de afixação de placas divulgando a obrigação nas áreas comuns dos condomínios e opta por incluir a informação em ata das assembleias gerais de condomínios.

O relator enfatizou a importância de estimular as pessoas a denunciar a ocorrência de maus-tratos às autoridades competentes, destacando que a agressão aos animais pode indicar a existência de outras formas de agressão doméstica contra mulheres, crianças e idosos. Citou também uma pesquisa do Ibope realizada em 2019, onde 92% dos entrevistados presenciaram atos de maus-tratos e apenas 31% afirmaram ter feito denúncias.

Por fim, a proposta segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em tramitação que pode ser concluída sem a necessidade de deliberação do Plenário.

Portanto, a medida tem o intuito de proteger os animais e promover a conscientização sobre o enfrentamento de maus-tratos e agressões a animais domésticos nos ambientes condominiais, visando contribuir para a redução desses comportamentos cruéis e a falta de cuidados.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo