CAMARA DOS DEPUTADOS – Órgão governamental incentiva redução de emissões de carbono nos terminais marítimos públicos e privados para impulsionar economia brasileira

Em um debate realizado na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (16), o diretor de Navegação e Hidrovias do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Antunes Dias Batista, destacou o incentivo do órgão à redução das emissões de carbono na operação de terminais marítimos, tanto públicos quanto privados. Ele ressaltou que os esforços para diminuir essas emissões em toda a cadeia de transportes são benéficos para a economia brasileira.

Batista participou do debate na Comissão Especial sobre Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, onde foi discutida a importância da descarbonização no transporte marítimo do Brasil. Ele enfatizou a necessidade de preparar toda a cadeia com tecnologias de baixa pegada de carbono para atender às demandas dos parceiros comerciais e expandir as possibilidades de negociação.

O presidente da comissão, deputado Arnaldo Jardim, ressaltou que o Brasil possui opções competitivas de combustíveis limpos para a navegação, mas enfrenta desafios devido aos subsídios oferecidos por outros competidores, como os Estados Unidos e a União Europeia. Ele alertou para a concorrência desleal impulsionada por iniciativas como o Inflation Reduction Act e o Green Deal, que concedem grandes volumes de subsídios aos seus setores marítimos.

A audiência pública foi solicitada pelo deputado Leônidas Cristino, do PDT do Ceará. Durante o debate, foi destacado que o transporte marítimo é responsável por 90% do comércio global e por cerca de 3% das emissões de gases de efeito estufa. Apesar dos desafios, os países integrantes da Organização Marítima Internacional se comprometeram a atingir a meta de emissões zero até 2050, adotando combustíveis menos poluentes como uma das principais ferramentas para alcançar esse objetivo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo