CAMARA DOS DEPUTADOS – Exposição “8 de janeiro” no Salão Verde: reflexão sobre importância do Parlamento após atos antidemocráticos na Praça dos Três Poderes

No primeiro aniversário dos atos antidemocráticos na Praça dos Três Poderes, a Câmara dos Deputados inaugurou a exposição “8 de janeiro” no Salão Verde. A mostra tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância do Parlamento como espaço para o diálogo entre os divergentes e a formação de consensos, em um ambiente transparente onde prevaleça a força da política sobre a política da força. A exposição estará aberta ao público até o dia 29 de março, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A Casa do Povo reconhece a importância de preservar a memória para fortalecer a democracia. Dentre as peças exibidas, destacam-se dois azulejos do painel “Ventania”, de Athos Bulcão, e oito presentes protocolares, como vasos e esculturas, que estavam expostos em vitrines do Salão Verde durante a invasão. Esses objetos estão passando por um processo de restauração, mantendo intencionalmente as marcas históricas, como quebras, perdas e manchas, dos danos sofridos durante os atos.

A mostra também conta com a exibição de 30 fotos que servem como registro dos estragos causados no acervo museológico e nos ambientes internos da Câmara, além da movimentação dos manifestantes do lado de fora da Casa. Os visitantes terão a oportunidade de conferir os textos explicativos em português na própria exposição, bem como acessar as versões em inglês e espanhol por meio do QR code.

O destaque da exposição é o ovo de avestruz esculpido em baixo relevo, que foi restaurado, mas teve alguns pedaços perdidos durante a invasão. A Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais (Cobec) está encarregada da restauração dos objetos expostos.

A inauguração da exposição é um marco no processo de recuperação e preservação da memória histórica do Parlamento, além de ser uma forma de conscientizar o público sobre a importância de manter o espaço democrático e o diálogo como pilares fundamentais para a sociedade. A mostra é uma oportunidade para reforçar o compromisso da Câmara dos Deputados com a preservação da democracia e do patrimônio histórico e cultural do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo