CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão de Saúde da Câmara aprova projeto que garante tratamento integral para pacientes de AVC no SUS.

Atualmente, no Brasil, os pacientes diagnosticados com Acidente Vascular Cerebral (AVC) podem enfrentar dificuldades para obter um tratamento abrangente e eficaz. No entanto, esse cenário pode estar prestes a mudar. Isso porque a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que visa criar um marco legal para garantir um tratamento mais amplo e eficaz para pacientes com AVC.

O Projeto de Lei 2499/23, de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA), propõe a criação do Estatuto da Pessoa Diagnosticada com AVC, que lista os direitos dessa pessoa, incluindo o acesso a um tratamento integral da doença e suas sequelas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), transparência das informações dos serviços de saúde e atenção humanizada. A proposta busca promover o bem-estar físico, psicológico e social dos pacientes diagnosticados com AVC, estabelecendo a garantia ao direito à saúde por meio de políticas sociais públicas efetivas.

Além disso, o projeto define o atendimento integral como aquele realizado nos diversos níveis de complexidade e hierarquia, assim como nas diversas especialidades médicas, de acordo com as necessidades de saúde da pessoa diagnosticada com AVC. O relator da proposta, deputado Ismael Alexandrino (PSD-GO), apresentou parecer favorável ao texto, destacando a carência de infraestrutura e recursos dedicados ao tratamento de AVC no Brasil como um desafio crítico de saúde pública. Para ele, a conscientização e a disseminação de informações são vitais para fortalecer os pacientes e seus cuidadores, proporcionando-lhes maior controle e autonomia no gerenciamento da condição.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com essa iniciativa, espera-se que os pacientes diagnosticados com AVC tenham garantido o acesso a um tratamento mais abrangente e eficaz, de forma a promover sua qualidade de vida e bem-estar.

É importante ressaltar que a aprovação dessa proposta representa um avanço significativo no que diz respeito aos direitos e ao acesso à saúde dos pacientes diagnosticados com AVC. A conscientização e a disseminação de informações sobre essa condição também são aspectos fundamentais para fortalecer os pacientes e seus cuidadores, proporcionando-lhes maior controle e autonomia no gerenciamento da condição. Essa medida representa um marco importante para a saúde pública no Brasil e pode trazer benefícios significativos para os pacientes diagnosticados com AVC.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo