CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão da Câmara dos Deputados discutirá importância do diploma em Jornalismo para exercício profissional no Brasil

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados realizará na quinta-feira, dia 26, uma audiência pública para discutir a importância da formação superior para o exercício da profissão de Jornalismo. O encontro está marcado para as 14 horas, no plenário 11. O requerimento para a realização da audiência foi apresentado pelo deputado Amaro Neto (Republicanos-ES), que destaca o tema como objeto de uma proposta de emenda à Constituição (PEC 206/09) que busca reintroduzir a obrigatoriedade do diploma de nível superior específico em Jornalismo no Brasil.

A obrigatoriedade do diploma de Jornalismo vem sendo objeto de debates e discussões desde 2009, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que qualquer pessoa, independentemente de formação, pode exercer as funções de jornalista. A justificativa para a não obrigatoriedade é o argumento de que o diploma não é exigido pela Constituição.

No entanto, o deputado Amaro Neto destaca que a decisão teve repercussões negativas, com muitas empresas passando a contratar profissionais sem formação na área. Ele ressalta que é fundamental que haja um respeito ao consumidor de conteúdo e que a formação em Jornalismo é essencial para o exercício da profissão.

Segundo Amaro Neto, através da formação acadêmica em Jornalismo, os profissionais têm a oportunidade de aprender as dinâmicas e conhecimentos necessários para atuar de maneira adequada na área. Questões como ética e práticas jornalísticas são debatidas e articuladas no ambiente acadêmico, que tem como objetivo formar profissionais qualificados para atender as demandas da sociedade.

A audiência pública terá a participação de diferentes convidados, que serão anunciados em breve. O objetivo é promover um amplo debate sobre a importância do diploma de formação superior em Jornalismo e seus reflexos na sociedade e no exercício profissional.

O encontro promete ser produtivo e esclarecedor, trazendo diversos pontos de vista sobre o tema. A expectativa é que a audiência pública contribua para uma reflexão mais aprofundada acerca da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo e suas implicações no campo da comunicação. O debate será acompanhado atentamente por profissionais da área e estudiosos do assunto.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo