CAMARA DOS DEPUTADOS – “Comissão da Câmara dos Deputados discute implantação de polo tecnológico na fronteira entre Brasil e Uruguai”

Nesta terça-feira (12), a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados irá promover uma audiência pública para discutir a viabilidade e as medidas necessárias para a implantação de um polo tecnológico binacional na fronteira entre Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e Rivera, no Uruguai. O debate foi solicitado pelo deputado Heitor Schuch, do PSB-RS, que acredita que esse projeto pode fortalecer o desenvolvimento econômico, a inovação e a neoindustrialização na região da fronteira.

Segundo Schuch, já existem projetos em andamento no lado uruguaio da fronteira que podem se somar a investimentos brasileiros em Sant’Ana do Livramento. Além disso, Rivera possui uma Área B de discussão, onde participam universidades, escolas técnicas e representantes do Legislativo e Executivo das duas cidades. O parlamentar destaca ainda que o lado uruguaio já aprovou legislação para a implantação do polo tecnológico binacional.

Diante disso, a audiência pública tem como objetivo apresentar diagnósticos, projetos e estratégias para viabilizar esse importante polo tecnológico, visando gerar empregos, melhorar a qualidade de vida e criar oportunidades para toda a população local.

A lista completa de convidados para o debate pode ser conferida no site da Câmara dos Deputados. A audiência está marcada para as 15h30, no plenário 5.

A implantação desse polo tecnológico binacional pode trazer diversos benefícios para a região da fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Além de fortalecer a economia local, a iniciativa também pode impulsionar o setor de inovação e estimular a criação de novos empregos na área tecnológica.

Essa discussão se torna ainda mais relevante diante do cenário atual, em que a tecnologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social. A criação de um polo binacional proporcionaria uma troca de conhecimento entre as universidades, escolas técnicas e empresas dos dois países, estimulando o surgimento de novas soluções e promovendo o crescimento conjunto.

Portanto, essa audiência pública representa um importante passo para viabilizar o polo tecnológico binacional na fronteira entre Sant’Ana do Livramento e Rivera. É fundamental que as autoridades e representantes das instituições se unam para discutir e buscar soluções que possam impulsionar o desenvolvimento da região, trazendo benefícios não apenas para as duas cidades, mas também para toda a população envolvida.

Texto: Redação – MB

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo