CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão aprova projeto que determina rota de fuga acessível em edifícios públicos e privados de uso coletivo

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (18/04/2024), um projeto de lei que determina que a construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados de uso coletivo deverá prever uma rota de fuga acessível, de acordo com os padrões técnicos de acessibilidade em vigor no país.

Essa medida abrange locais como cinemas, teatros, auditórios e ginásios de esporte, entre outros espaços de utilização coletiva. Os padrões técnicos de acessibilidade são definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e devem ser seguidos obrigatoriamente.

O projeto aprovado é o parecer da deputada Andreia Siqueira (MDB-PA), relatora da proposta, ao Projeto de Lei 4726/23, de autoria do deputado Jonas Donizette (PSB-SP). A relatora apresentou um substitutivo para deixar claro que a exigência da rota de fuga acessível se aplica tanto a novos projetos como a reformas e ampliações de edifícios. Além disso, o texto original prevê a inclusão de edifícios antigos e tombados na obrigatoriedade da medida.

De acordo com a deputada, “entendemos que para os demais casos, as normas em vigor já garantem o abandono seguro da edificação pela pessoa com deficiência nos casos de emergência”. O próximo passo para o PL 4726/23 é a análise nas comissões de Desenvolvimento Urbano, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo.

A proposta visa garantir a segurança e a acessibilidade das pessoas com deficiência em situações emergenciais, ampliando a proteção e os direitos desse grupo. A medida é mais um avanço na busca por ambientes mais inclusivos e acessíveis a todos os cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo