CAMARA DOS DEPUTADOS – CCJ analisa parecer sobre prisão de deputado acusado de envolvimento na morte de Marielle Franco em meio a debate acalorado

Nesta quinta-feira, dia 10 de abril de 2024, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) está reunida há mais de três horas para analisar o parecer apresentado pelo deputado Darci de Matos (PSD-SC) que recomenda a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão.

Brazão, que foi expulso do União Brasil, encontra-se detido desde o dia 23 devido às acusações de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e do seu motorista, Anderson Gomes, em março de 2018, no Rio de Janeiro. Na época, Brazão ocupava o cargo de vereador na capital fluminense.

O parecer lido por Matos no dia 26 de março concorda com a argumentação do Supremo Tribunal Federal de que a prisão preventiva de Brazão foi decretada devido a atos de obstrução à justiça, que se prolongaram ao longo do tempo. Segundo o Supremo, deputados só podem ser presos em flagrante por crimes inafiançáveis.

Durante a reunião, deputados favoráveis ao relaxamento da prisão argumentaram que a CCJ não julga o mérito do crime, mas sim os aspectos legais da prisão, e a maioria considerou a prisão como ilegal. O deputado José Medeiros (PL-MT) ressaltou a importância do Conselho de Ética para realizar o julgamento político da questão.

Já o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) defendeu a manutenção da prisão afirmando que o caso ainda está em aberto e que há potencialmente mais mandantes envolvidos.

Em suas declarações, o deputado Delegado Éder Mauro (PL-PA) defendeu o relaxamento da prisão de Brazão, alegando que a prisão preventiva não deve ser utilizada ao bel prazer das instituições.

Durante a reunião, Chiquinho Brazão participou por videoconferência e afirmou que a discordância que teve com Marielle na Câmara Municipal do Rio de Janeiro ganhou uma proporção exagerada, já que os dois tinham um bom relacionamento.

A reunião da CCJ continua em andamento e novas informações serão atualizadas em breve.

A reportagem está sendo conduzida por Paula Bittar, com edição de Geórgia Moraes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo