CAMARA DOS DEPUTADOS – Câmara exibe filme sobre movimento liderado por Brizola em 1961.

No dia 23 de agosto de 2023, alunos do ensino médio de diversas escolas do Distrito Federal tiveram a oportunidade de assistir ao filme “Legalidade” no auditório Nereu Ramos, localizado na Câmara dos Deputados. O evento foi organizado pela Segunda-Secretaria da Câmara, com o objetivo de proporcionar aos jovens estudantes um conhecimento mais aprofundado sobre a história recente do país.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), segunda-secretária da Câmara, enfatizou a importância de conhecer a história para construir uma sociedade que não repita erros do passado. Segundo ela, “a sociedade já passou por tantas rupturas contrárias à democracia, por isso é fundamental que os jovens conheçam essas histórias”.

O filme, com duração de duas horas, foi lançado em 2019 e, até o momento, não está disponível em plataformas de streaming. O diretor Zeca Brito explicou que a trama se passa em 1961, durante um período de 15 dias, quando o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, mobilizou a sociedade para evitar um golpe militar após a renúncia de Jânio Quadros. A exibição do filme no plenário da Câmara dos Deputados, local onde foi costurado o golpe de 64, torna o evento ainda mais simbólico, segundo o cineasta.

A Fundação Leonel Brizola também esteve presente no evento, representada por seu presidente, Manoel Dias. Ele ressaltou o legado deixado por Brizola, que dedicou sua vida em prol de um Brasil mais justo e igualitário, onde todos tivessem acesso ao conhecimento. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, destacou o patriotismo e a defesa dos direitos dos trabalhadores como os maiores legados deixados por Brizola. Para ele, “Legalidade” é um filme que retrata um momento único na história, quando um governador civil conseguiu impedir um golpe através de palavras.

O evento contou com a presença de estudantes entusiasmados, que puderam aprender mais sobre a história do Brasil e refletir sobre a importância da defesa da democracia. A exibição do filme “Legalidade” na Câmara dos Deputados certamente deixará uma marca na memória dos jovens, lembrando-os da importância de lutar pelos valores democráticos e dos direitos conquistados ao longo do tempo.

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Natalia Doederlein

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo