CAMARA DOS DEPUTADOS – “Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que retoma regras da Carteira Verde e Amarela para primeiro emprego de jovens”

Na última quarta-feira (21/11/2023), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5228/19, do Senado. A proposta, que recebeu um substitutivo da relatora deputada Adriana Ventura, retoma regras da Carteira Verde e Amarela, proposta durante o governo Bolsonaro, que se destina ao primeiro emprego de jovens entre 18 e 29 anos. Uma das principais mudanças previstas no projeto é a redução do depósito do FGTS e da contribuição do empresário para a Previdência Social, bem como a possibilidade de contratos com duração de até 24 meses.

É importante ressaltar que, devido às mudanças realizadas na Câmara, a matéria retorna ao Senado para nova apreciação. A sessão do Plenário da Câmara dos Deputados, na qual a matéria foi aprovada, contou com a presença de diversos parlamentares e foi transmitida ao vivo pela internet. O projeto de lei é considerado uma das pautas prioritárias do governo e tem gerado debates acalorados entre parlamentares e setores da sociedade.

A proposta tem como objetivo criar condições favoráveis ao primeiro emprego, principalmente entre os jovens, estimulando a geração de novos postos de trabalho e a inserção de mão de obra no mercado. No entanto, críticos do projeto apontam possíveis precarizações nas relações de trabalho e impactos negativos na proteção social dos trabalhadores.

Diante da relevância do tema, a votação do PL 5228/19 tem sido acompanhada de perto por especialistas, sindicatos, empresários e órgãos ligados ao trabalho e à previdência. A aprovação na Câmara dos Deputados representa mais um passo na tramitação do projeto, que ainda deverá ser apreciado pelo Senado antes de sua eventual sanção presidencial.

As discussões em torno do projeto de lei devem se intensificar nos próximos dias, à medida que a proposta avança no processo legislativo. Mais informações sobre o tema serão disponibilizadas em instantes, conforme novos desdobramentos ocorram. A reportagem sobre o assunto fica a cargo de Eduardo Piovesan, com edição de Francisco Brandão.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo