CAMARA DOS DEPUTADOS – Câmara aprova projeto de lei que obriga prioridade no transporte de órgãos para transplante e prevê multa para empresas que descumprirem.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2288/15, do Senado, que obriga órgãos públicos e empresas privadas de transporte a ceder vagas, com prioridade, para o transporte de órgãos e tecidos para transplante e equipes médicas responsáveis pela captação. As empresas e instituições que se recusarem a dar essa prioridade, sem justa causa, estarão sujeitas a multa.

A relatora da proposta, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação do projeto, que agora seguirá para sanção presidencial, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara. Vale ressaltar que o texto tramitou em caráter conclusivo.

O projeto em questão modifica a Lei dos Transplantes e visa garantir o transporte gratuito e coordenado pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), por meio da Central Nacional de Transplantes (CNT). Além disso, o transporte deverá ser feito em tempo e condições adequadas para cada tipo de órgão, tecido ou parte do corpo, garantindo a qualidade, a segurança e a integridade do material.

Uma das questões abordadas no projeto é o cancelamento de reserva do passageiro para garantir o transporte para o transplante, que será considerada justa causa, isentando a empresa de responder por descumprimento do contrato de transporte. No entanto, a proposta ressalta que a exceção será feita para aeronaves, veículos e embarcações que estiverem em missão de defesa aeroespacial ou engajados em operações militares, que não deverão interromper suas operações.

Com a aprovação desse projeto de lei, a expectativa é que o sistema de transporte de órgãos e tecidos para transplante seja aprimorado, garantindo mais eficiência e agilidade no processo, o que consequentemente pode salvar mais vidas e melhorar o sistema de saúde no país.

Portanto, a decisão da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados é um avanço significativo para a área da saúde e para os pacientes que aguardam por transplantes, representando um marco importante na legislação relacionada ao transporte de órgãos e tecidos no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo