Câmara de Maceió presta homenagem aos 371 anos do Exército brasileiro

Sessão solene aconteceu nesta terça-feira por iniciativa do presidente da Casa, Kelmann Vieira

A Câmara Municipal de Maceió realizou, na manhã desta terça-feira (30), no Plenário Silvânio Barbosa, sessão solene em homenagem aos 371 anos de trabalho do Exército brasileiro, além de agraciar o subcomandante do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado, Rodrigo Giacomelli, com o Título de Cidadão Honorário. A sessão foi de iniciativa do presidente da Casa, Kelmann Vieira (PSDB), e a honraria foi proposta pelo vereador licenciado, Eduardo Canuto (PSDB).

Autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, autoridades militares, além de dirigentes de instituições privadas, membros de organizações não governamentais e a sociedade civil estiveram presentes na sessão.

No dia 19 de abril deste ano, o Exército completou 371 anos de existência. A data foi marcada pela luta dos povos brasileiros contra a dominação holandesa, em 1648, no Recife, com a famosa Batalha dos Guararapes.

Na sessão, o presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil e dos Amigos do Museu da Segunda Guerra, Romany Roland Cansanção, em nome da entidade, agraciou o presidente da Casa, Kelmann Vieira, com o título de sócio benemérito da entidade e o vereador licenciado, hoje secretário municipal de governo, Eduardo Canuto, com a Comenda Major Elza. Além disso, frisou a importância do trabalho do Exército e do prazer de participar dessa sessão solene.

“A associação dos Ex-Combatentes quer agradecer por essa solenidade, nós nos sentimos muito honrados. Esta homenagem não poderia passar em branco e precisamos fazer esse registro. Este ano, foram 220 jovens que foram incorporados e aquele que passa por isso aprende muito mais sobre o principio de cidadania, disciplina e pontualidade” destacou Romany.

O secretário Eduardo Canuto relembrou sua trajetória e a importância que o Exército teve em sua vida. “Com 13 anos perdi meu pai, dos 14 aos 17 eu fui um jovem rebelde porque não conseguia entender como meu pai foi embora tão cedo. Logo depois tive a felicidade de servir e foi lá que encontrei dois pilares que são fundamentais: hierarquia e disciplina. Sempre tive o apoio da minha família, mas foi o Exército que me fez ver a importância da família, do convívio, da disciplina e da humildade” declarou.

O parlamentar ainda agraciou o Major Rodrigo Dionizio  Giacomelli com o Título de Cidadão Honorário. “Acredito que a concessão do título ao major é o reconhecimento, mais que justo, do povo maceioense a esse incansável profissional que através de seu dignificante trabalho contribui para elevar a qualidade de vida de nossa querida cidade. Seja bem vindo-vindo a sua nova cidade”.

O major do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado, Rodrigo Giaacomelli, falou do trabalho do Exercito e da satisfação que tem em viver na capital alagoana. “Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer imensamente a honraria, é realmente uma satisfação. A gente não decide onde nasce, mas com certeza, se pudesse, escolheria Maceió. A figura do Exército é fundamental pra sociedade e nunca é suficiente o que agente faz, precisamos sempre correr atrás de mais e mais, já que somos o braço forte e a mão amiga da sociedade. Muito obrigado” disse ele.

O presidente do Legislativo, Kelmann Vieira, destacou o prazer de ser propositor da sessão solene e da admiração que tem pelo trabalho do Exército brasileiro. “Sei da importância dessa sessão solene, eu como delegado, vereador e presidente desta Casa, estou imensamente feliz em presidir essa sessão. Emociona-nos o patriotismo que vejo em vocês, nos honra ver que as Forças Armadas têm tanta credibilidade junto à sociedade brasileira. Quando é preciso, emprega-se a força, mas tem essa mão amiga que nos ajuda a todo o momento” finalizou o parlamentar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo