CAE debate projeto que permite abatimento da dívida dos estados e municípios com a União em audiência pública.

Na próxima terça-feira, dia 26, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal irá promover uma audiência pública para debater o projeto de lei complementar PLP 35/2022, que tem como objetivo criar mecanismos para o abatimento das dívidas dos estados e municípios com a União. A reunião está marcada para começar às 10h e contará com a presença de representantes do Ministério da Fazenda e dos estados.

Apresentada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), a proposta visa permitir a compensação de créditos entre a União e os entes subnacionais, de forma que estes possam investir recursos próprios na manutenção de obras federais e abater esses valores de suas dívidas com o governo federal. O projeto já foi aprovado pela CAE, que agora está analisando uma emenda de Plenário. A relatora, senadora Tereza Cristina (PP-MS), defende a aprovação da matéria, que atende a um pedido do senador Rogério Carvalho (PT-SE).

O debate será interativo, permitindo a participação dos cidadãos que poderão enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou através do Portal e-Cidadania. As contribuições poderão ser lidas e respondidas pelos senadores e debatedores ao vivo durante a audiência. Além disso, o Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser utilizada como horas de atividade complementar em cursos universitários, por exemplo. O Portal e-Cidadania também é um espaço para que os cidadãos expressem suas opiniões sobre os projetos em tramitação no Senado e sugiram novas leis.

A expectativa é que a audiência pública traga esclarecimentos importantes sobre o projeto em discussão e contribua para a formação de uma decisão transparente e embasada por dados. A temática do abatimento das dívidas dos estados e municípios com a União é de extrema relevância para a estabilidade econômica do país e para o equilíbrio das finanças públicas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo