Brasil vive colapso político e precisa de reforma, diz ministro do STF Barroso

Brasil vive colapso político e precisa de reforma, diz ministro do STF Barroso

O Brasil vive um colapso político e precisa desesperadamente de uma reforma política para corrigir seu rumo e evitar novos escândalos de corrupção, de acordo com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

A defesa de Barroso foi feita nesta sexta-feira, antes do resultado do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a chapa Dilma-Temer, que acabou absolvida por quatro votos a três no julgamento sobre abuso de poder político e econômico, diz o msn.

Barroso declarou que espera um “surto patriótico” e nacionalista do Congresso para votar a reforma política aguardada pela sociedade após sucessivos escândalos de corrupção e irregularidades na relação envolvendo políticos e empresas.

“O que há hoje é um colapso na política, uma perda de legitimidade da política…precisamos restaurar o espaço da política”, disse ele a jornalistas após participar de um evento no Rio de Janeiro.

“Nós precisamos desesperadamente de uma reforma política que barateie o custo das eleições, que incremente a legitimidade democrática porque há nesse momento um descolamento da classe política e da sociedade e que facilite a governabilidade. A minha expectativa é que haja um surto repentino de patriotismo e idealismo do Congresso para que finalmente se aprove a reforma. Se não mudar, vamos viver escândalos atrás de escândalos.”

Na palestra, Barroso afirmou que a elite brasileira precisa entender que não se deve proteger corruptos de estimação.

O ministro do STF voltou a defender a redução do foro privilegiado, que segundo ele só favorece a impunidade, e apoiou mais uma vez a prisão de condenados em segunda instância.

09/06/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo