BPEsc encerra 1° Estágio de Policiamento Escolar com simulação de ataque em ambiente escolar em Maceió

O Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) da Polícia Militar (PM) encerrou na sexta-feira (12) o seu 1° Estágio de Policiamento Escolar, com uma atividade simulando um ataque a um ambiente escolar. A ação final ocorreu nas dependências da Escola Estadual Moreira e Silva, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió.

O cenário do simulado foi planejado para se assemelhar o máximo possível a uma situação real de ataque a uma escola. Os policiais participantes tiveram que agir em uma unidade de ensino sob ataque de um atirador ativo, colocando em prática os conhecimentos e técnicas aprendidas durante a semana de estágio. O cenário incluía corredores, pátio e salas de aula com vítimas, feridos, carteiras espalhadas e equipes atuando em busca do autor do ataque.

O estágio teve início na segunda-feira (8) e contou com a participação de 43 policiais militares que fazem parte do efetivo da unidade operacional. Durante a semana, os participantes receberam instruções que abrangeram desde o nível básico até o avançado para atuação em situações de ataque em ambiente escolar.

O conteúdo teórico e prático foi ministrado pelo corpo de oficiais e praças do próprio BPEsc, com a colaboração de integrantes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), que repassaram técnicas e táticas da doutrina de policiamento, assim como a aplicabilidade em ações dessa natureza.

De acordo com o tenente-coronel Eliezer Mendonça, comandante do BPEsc, o estágio não foi uma ação isolada, mas sim parte de um programa de capacitação contínua. Mendonça ressaltou que o objetivo é preparar os policiais para enfrentar crises dessa magnitude, uma vez que as equipes atuam diariamente em ambientais escolares.

Mendonça também destacou que a iniciativa do BPEsc faz parte de um programa de capacitação constante que vem se desenvolvendo com o apoio do Comando Geral, do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) e de outras unidades operacionais, como a Rotam.

Portanto, o encerramento do 1° Estágio de Policiamento Escolar do BPEsc se deu em um ambiente de grande aprendizado e preparação para situações reais de crise em ambientes escolares. As equipes demonstraram estar aptas a enfrentar eventuais ocorrências e a agir de forma ágil e precisa diante de situações de grande complexidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo