Benefícios do jejum prolongado: estudo mostra que restrição calórica por três dias renova proteínas e elimina gordura prejudicial

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, revelou recentemente um hábito peculiar: ele costuma fazer jejum no início da semana. Entre as 17 horas de domingo e as 5 horas de terça-feira, Sunak consome apenas água, café e chá, totalizando 36 horas de restrição alimentar. No entanto, um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Queen Mary, em Londres, aponta que os benefícios do jejum prolongado começam a surgir após três dias seguidos de restrição calórica.

De acordo com os cientistas responsáveis pela pesquisa, após 72 horas de jejum, ocorre a eliminação de gordura prejudicial à saúde, o que contribui para a manutenção do peso, além de renovar as proteínas do corpo, beneficiando o funcionamento de diferentes órgãos, incluindo o cérebro. Claudia Langenberg, da Universidade Queen Mary, destacou que o jejum, quando realizado com segurança, é uma intervenção eficaz para perda de peso e traz benefícios à saúde para além disso.

Os níveis de proteína em diversos órgãos do corpo tendem a mudar após aproximadamente três dias de jejum, mostrando que o organismo como um todo responde positivamente à restrição alimentar. Além disso, durante o jejum, o corpo muda sua fonte de energia, passando das calorias provenientes dos alimentos para suas próprias reservas de gordura. No estudo conduzido pelos pesquisadores, os participantes que jejuaram por sete dias seguidos conseguiram perder em média 5,7kg, mantendo o peso baixo mesmo após três dias do fim do jejum.

As descobertas dos pesquisadores sugerem que as alterações nas proteínas podem explicar os efeitos positivos do jejum prolongado em diversas condições e apontam para a possibilidade de novos tratamentos para aqueles que não podem realizar tal prática. A pesquisa lança luz sobre os mecanismos moleculares que ocorrem no corpo durante o jejum e abre caminho para novas abordagens na área da saúde e bem-estar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo