BALANÇO: HGE notifica 679 atendimentos e ocupação de 80% dos leitos de UTI para Covid-19 na segunda-feira (22)

Com 80% dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 ocupados, o Hospital Geral do Estado (HGE) registrou 679 novos atendimentos na segunda-feira (22). A maior procura tem sido pelos serviços oferecidos pela Central de Triagem para Covid-19, estruturada no Ginásio do Sesi, onde 407 pessoas foram acolhidas, 234 testadas e 77 diagnosticadas com o novo coronavírus.

Já no hospital, 201 casos clínicos foram assistidos pelas equipes multidisciplinares. Os acidentes continuam sendo a segunda maior causa de admissões, já que 40 foram casuais, 20 no trânsito e quatro durante as atividades profissionais. Em contrapartida, foram concedidas 146 altas médicas, 62 internações, 23 transferências e 14 cirurgias. Todos os leitos intermediários para pacientes com a Covid-19 estão ocupados, segundo relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

“O Relatório de Ocupação de Leitos da Sesau também divulgou que 46% dos nossos leitos clínicos exclusivos para pacientes com a Covid-19 estão ocupados. Toda essa crescente no número de casos tem nos preocupado e nos exigindo ainda mais envolvimento na rotatividade dos leitos. Diuturnamente, nosso Núcleo Interno de Regulação está trabalhando, em comunicação com os hospitais de retaguarda, enquanto outras ações são desenvolvidas para absorver toda a demanda”, informou o gerente do HGE, Paulo Teixeira.

Entre essas ações, o gestor do HGE cita o reforço na higienização de roupas, a atenção com o quantitativo de insumos e medicamentos, eventuais remanejamentos de colaboradores, articulações com chefes de setores, cumprimento de fluxos e funcionamento dos equipamentos – em especial os de exames de imagem. Também tem sido motivo de cuidado o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“É importante que a população também faça a sua parte. Busque eliminar os riscos de acidentes, diminua os gatilhos de doenças, higienize as mãos, evite sair de casa e use máscara. A Semana Santa está chegando, mas, não é momento de planejar viagens e encontros. A necessidade agora é preservar vidas, cuidar de quem a gente ama”, afirmou Teixeira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo