Aumento de casos de doenças respiratórias durante a quadra chuvosa de abril a agosto preocupa autoridades de saúde em Alagoas.

Com a chegada da quadra chuvosa em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta para o aumento dos casos de doenças respiratórias, incluindo a Covid-19. Historicamente, o estado é atingido por fortes chuvas durante o período de abril a agosto, o que torna a população mais propensa a contrair doenças respiratórias, inclusive a pandemia do novo coronavírus. Diante dessa realidade, a Sesau orienta a população para que conclua o esquema vacinal contra a Covid-19, a fim de evitar um aumento significativo nos casos da doença durante o período chuvoso.

Atualmente, a recomendação é de uma dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos acima de 12 anos de idade e os que fazem parte dos grupos prioritários, desde que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses. Além disso, as crianças também estão contempladas no esquema vacinal contra a Covid-19 e devem ser imunizadas a partir de seis meses a menores de 5 anos.

De acordo com a enfermeira da área técnica de normatizações do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Amélia Albuquerque, a imunização contra a Covid-19 é essencial para a proteção contra a doença, e os imunizantes estão disponíveis nos 102 municípios alagoanos. Ela reforça a importância de atualizar o esquema vacinal com as doses recomendadas para cada faixa etária, destacando a eficácia das vacinas disponíveis pelo SUS contra as variantes circulantes no país, prevenindo sintomas graves, hospitalizações e mortes.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, salientou a importância da população concluir a imunização antes do início da quadra chuvosa, enfatizando que as vacinas levam, no mínimo, 15 dias para conferir proteção, ou seja, a produção de anticorpos contra a Covid-19. Ele ressaltou que é fundamental que a população alagoana se conscientize sobre a importância da imunização para evitar agravamentos e aumento de casos durante o período de chuvas.

Segundo o último Boletim Epidemiológico de monitoramento da Covid-19 em Alagoas, foram confirmados 7.331 óbitos e 346.421 casos desde o início da pandemia em 2020. No ano de 2024, já foram confirmados 2.334 casos e 10 óbitos. A cobertura vacinal monovalente é de 8,8% para as quatro doses, 39,9% de três doses e 78,5% de duas doses.

A Sesau alerta para a importância da vacinação como forma de prevenção contra a Covid-19, especialmente com a chegada da quadra chuvosa. A conscientização e a finalização do esquema vacinal são fundamentais para proteger a população contra a doença, evitando um aumento expressivo nos casos durante o período de chuvas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo