Ativistas prendem público e jornalistas em ‘farsa revolucionária’ na Web Summit em Lisboa, revela-se que tudo era uma encenação.

Durante a conferência de tecnologia Web Summit, que está sendo realizada em Lisboa, Portugal, o público foi surpreendido por uma revelação chocante. Durante a apresentação de um executivo da empresa de roupas esportivas Adidas e um show do DJ americano Marshmellow, descobriu-se que na verdade se tratava de uma farsa elaborada pela dupla de ativistas The Yes Men, conhecidos pelos pseudônimos de Andy Bichlbaum e Mike Bonanno.

Segundo relatos, os expectadores que lotavam o local aplaudiram entusiasticamente a apresentação, acreditando que a Adidas lançaria uma nova moeda virtual chamada adiCoin, destinada a trabalhadores mal pagos nas fábricas do exterior. O lançamento da moeda seria acompanhado pela estreia da nova música de Marshmello. No entanto, tudo não passou de uma encenação realizada pelos ativistas, que utilizaram a conferência para chamar atenção para a falta de direitos trabalhistas.

A revelação da farsa provocou reações diversas entre os participantes do evento, que se mostraram surpresos com a notícia. Os ativistas, que desde 1996 utilizam o humor para conscientizar e alertar sobre temas como exploração, meio ambiente e política, concederam entrevistas ainda caracterizados como seus pseudônimos, onde chamaram atenção para a situação precária de muitos trabalhadores.

Esta não é a primeira vez que a dupla de ativistas alveja grandes empresas com suas sátiras. Em janeiro deste ano, a Adidas foi novamente o alvo das brincadeiras dos The Yes Men, que anunciaram durante a Berlin Fashion Week a contratação de um antigo trabalhador do Camboja do setor têxtil como novo co-CEO da marca, como forma de denunciar as condições laborais e supostos abusos cometidos pela empresa.

Como consequência, a organização do Web Summit se viu obrigada a emitir um comunicado se desculpando pelo ocorrido e esclarecendo que a apresentação não condizia com a programação do evento. Enquanto isso, o verdadeiro Marshmello, que durante a farsa se apresentava em Las Vegas, utilizou suas redes sociais para se pronunciar sobre o incidente, afirmando que sua equipe jurídica tomaria as medidas necessárias. A situação, com certeza, proporcionou aos participantes da conferência um momento inusitado e inesquecível.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo