Argentina, Uruguai e Paraguai planejam receber mais jogos durante a Copa do Mundo de 2030, além dos três já anunciados pela Fifa.

Os países sul-americanos da Argentina, Uruguai e Paraguai estão buscando receber mais jogos durante a Copa do Mundo de Futebol de 2030. Após uma reunião em Montevidéu dos chefes de Estado dos três países, as autoridades revelaram que além dos três jogos já anunciados pela Fifa, eles estão empenhados em aumentar a quantidade de jogos realizados nas suas nações.

Pela primeira vez na história da competição, as confederações de futebol europeia, africana e sul-americana concordaram em um acordo para uma candidatura única para a Copa do Mundo FIFA de 2030. Marrocos, Espanha e Portugal apresentaram a candidatura, mas os jogos também iriam ocorrer do outro lado do Atlântico, na Argentina, Uruguai e Paraguai.

Para definir os detalhes da organização dos jogos, o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, recebeu os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e do Paraguai, Santiago Peña, em Montevidéu. Durante um almoço na residência presidencial uruguaia, eles contaram com a presença do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e dos ministros do Esporte dos três países.

Em uma coletiva de imprensa, os ministros do Esporte comemoraram a “conquista” e a “grande oportunidade” que a candidatura única representa. Eles também afirmaram que estão buscando aumentar o número de jogos realizados pelos três países.

O presidente da Federação Argentina de Futebol, Claudio Tapia, já havia anunciado no início de outubro que a Argentina buscaria receber mais jogos. E o ministro do Desporto argentino, Matías Lammens, confirmou que estão planejando a “criação de uma unidade especial” que envolverá a Conmebol e as associações de futebol dos três países, com o objetivo de realizar mais jogos.

Quanto à festa de abertura da Copa do Mundo de 2030, Lammens afirmou que é provável que o primeiro jogo seja disputado no Uruguai. Ele justificou essa escolha como uma homenagem simbólica ao fato de que foi no Uruguai que ocorreu o primeiro Campeonato do Mundo, em 1930.

É importante destacar que a decisão final sobre a organização da Copa do Mundo de 2030 será tomada apenas no final de 2024, após a validação dos critérios técnicos pela FIFA. No entanto, com a aprovação unânime da candidatura pelo Conselho da FIFA, parece cada vez mais claro que esse formato intercontinental inédito será o escolhido.

Os países sul-americanos inicialmente apresentaram uma candidatura conjunta com o Chile, mas optaram por desistir em troca da oportunidade de sediar as três partidas que celebrarão o centenário da Copa do Mundo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo