ARAPIRACA – “Prefeitura de Arapiraca avança na rede de proteção à juventude com construção de escolas e espaços esportivos”

O município de Arapiraca, em Alagoas, tem se destacado na construção de novas escolas, centros de educação infantil (creches) e espaços para a prática de atividades esportivas e culturais, fortalecendo sua rede de proteção à juventude. Segundo o Gabinete do Prefeito, no último ano, o prefeito Luciano Barbosa entregou 12 unidades de ensino e 15 ginásios poliesportivos, além de quadras e campos de futebol society na cidade e em bairros periféricos.

Outras ações incluem a criação de espaços de convívio urbano, que promovem momentos de lazer e interação entre os moradores em diferentes pontos da cidade e povoados. Áreas de convívio social já foram implantadas nos bairros Massaranduba/Bonsucesso, Arnon de Mello, Canafístula, Baixa Grande, Primavera, Brasília, Novo Horizonte, Itapoã, além de comunidades rurais, como a Praça do Pau d’Arco.

Outra iniciativa é a posse dos novos representantes do Conselho Municipal de Juventude de Arapiraca, cuja função é formular, coordenar e promover políticas e diretrizes para os jovens arapiraquenses com idade entre 15 e 29 anos. O conselho é composto por representantes da sociedade civil e do Poder Público, que representam as secretarias municipais de Arapiraca.

O Programa Viver Melhor também tem sido essencial para atender as comunidades com maior vulnerabilidade social, contando com o apoio de entidades como o Ministério Público Estadual (MP/AL), Defensoria Pública Estadual, Sesc/AL, Senac/AL, universidades, igrejas e associações de moradores.

Desde 2021, o programa tem realizado visitas periódicas em 18 comunidades selecionadas com base em indicadores e áreas de interesse social, onde são feitas escutas com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Para Ana Valéria Peixoto, coordenadora do programa, a determinação do prefeito Luciano Barbosa é que as políticas públicas cheguem até as famílias que mais precisam, visando tornar Arapiraca uma cidade mais justa, inclusiva e para todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo